quarta-feira, 31 de julho de 2013

OSTEOPOROSE...O FUTURO HOJE

UM GRAVE PROBLEMA
DE SAÚDE PÚBLICA
Na figura podemos observar um osso sadio, de uma pessoa jovem,
à esquerda; e um osso com osteoporose,
de uma pessoa de idade mais avançada, à direita

O QUE É OSTEOPOROSE?

     A osteoporose, que significa, literalmente, osso poroso, é uma doença em que a densidade e a qualidade do osso são reduzidas. Como ossos tornam-se mais porosa e frágil, o risco de fractura é consideravelmente aumentado. A perda de massa óssea ocorre silenciosamente e progressivamente. Muitas vezes não há sintomas até a primeira fratura ocorre.
                          

O que causa a osteoporose?

      Nossos ossos são um tecido vivo e em constante mutação. Desde o momento do nascimento até a idade adulta, os ossos são o desenvolvimento e fortalecimento. Nossos ossos estão no seu mais denso em nossos primeiros 20 anos - o chamado pico de massa óssea. Veja informações mais detalhadas sobre biologia óssea .

      À medida que envelhecemos algumas de nossas células ósseas começam a se dissolver matriz óssea (reabsorção), enquanto novas células ósseas depósito de osteóide (formação). Este processo é conhecido como remodelação.

       Para as pessoas com osteoporose, perda de massa óssea supera o crescimento de osso novo. Ossos se tornam porosos, quebradiços e propensos a fraturas. Para obter informações mais detalhadas, consulte Fisiopatologia: causas biológicas da osteoporose .
Fraturas osteoporóticas

       Em todo o mundo, 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens estão em risco de uma fratura osteoporótica. De facto, uma fractura osteoporótica é estimada a ocorrer a cada 3 segundos. As fraturas mais comuns associados com a osteoporose ocorrem no quadril, coluna e punho. A probabilidade de estas fraturas ocorrem, principalmente no quadril e coluna vertebral, aumenta com a idade em ambos os homens e mulheres.
        

    De particular interesse são vértebras (coluna) e fraturas do quadril. As fraturas vertebrais podem resultar em graves conseqüências, incluindo a perda de altura, dor nas costas intensa e deformidade (às vezes chamado de corcunda de viúva). A fratura de quadril, muitas vezes requer cirurgia e pode resultar em perda de independência ou morte.
    

Prevenção, diagnóstico e tratamento

        A boa notícia é que existem muitas medidas que podem ser tomadas para prevenir e diagnóstico da osteoporose. É agora amplamente condição tratável e, com uma combinação de mudanças de estilo de vida e tratamento médico adequado, muitas fraturas podem ser evitadas.

        Como Os factores genéticos desempenham um papel significativo na determinação se um indivíduo está em risco aumentado de osteoporose. No entanto, os fatores de estilo de vida como dieta e atividade física também influenciam o desenvolvimento dos ossos na juventude ea taxa de perda de massa óssea na vida adulta.

      Depois de seus 20 e poucos anos, desgaste ósseo é um processo natural e não pode ser completamente parado. Quanto mais espessa seus ossos, menos provável é que eles estão a tornar-se fina o suficiente para quebrar. As mulheres jovens, em particular, precisam estar cientes de seu risco de osteoporose e tomar medidas para retardar o seu progresso e evitar fraturas.

Infância para a adolescência

      Construção de ossos fortes começa durante a infânciaNunca é cedo demais para investir na saúde dos ossos. A prevenção da osteoporose começa com o crescimento do osso e desenvolvimento óptimos na juventude.

      Os ossos são tecidos vivos, eo esqueleto cresce continuamente desde o nascimento até o final da adolescência, chegando a uma máxima força e tamanho (pico de massa óssea) no início da idade adulta, por volta de meados dos anos 20. Leia sobre o desenvolvimento ósseo em pessoas jovens .

Crianças e adolescentes devem:

Certifique-se de uma dieta nutritiva  com  ingestão adequada de cálcio 
Evite desnutrição protéica e sub-nutrição
Manter um suprimento adequado de vitamina D
Participar de atividade física regular
Evitar os efeitos do fumo de segunda mão
Estima-se um aumento de 10% do pico de massa óssea em crianças reduz o risco de uma fractura osteoporótica durante a vida adulta em 50% .

Maioridade

      A massa óssea adquirida durante a juventude é um importante determinante do risco de fratura osteoporótica durante a vida adulta. O maior pico de massa óssea, menor o risco de osteoporose.

     Uma vez que a massa óssea de pico foi alcançada, é mantido por um processo chamado de remodelação. Este é um processo contínuo no qual o osso velho é removido (reabsorção) e é criado um novo osso (formação). A renovação óssea é responsável pela resistência óssea ao longo da vida.

    Durante a infância e início da idade adulta, a formação do osso é mais importante do que a reabsorção óssea. Mais tarde na vida, no entanto, a taxa de reabsorção do osso é maior do que a taxa de formação de osso e resulta em perda líquida de osso, um desbaste dos seus ossos.

     Qualquer fator que faz com que uma maior taxa de remodelação óssea acabará por levar a uma mais rápida perda de massa óssea e ossos mais frágeis. O aconselhamento nutricional e estilo de vida para a construção de ossos fortes na juventude é apenas aplicável aos adultos.

Adultos devem:

Certifique-se de uma dieta nutritiva e  ingestão adequada de cálcio 
Evite a subnutrição, particularmente os efeitos de dietas de perda de peso severa e transtornos alimentares
Manter um suprimento adequado de vitamina D
Participar de atividade regular do peso-rolamento
Evite fumar e em segunda mão fumar
Evite o consumo excessivo de álcool

TRATAMENTO DE OSTEOPOROSE

      Um número de medicamentos eficazes estão aprovados para a prevenção e tratamento da osteoporose. Estes medicamentos devem ser adaptados às necessidades específicas de uma pessoa e usado em conjunto com as mudanças de estilo de vida recomendado. Utilize os links abaixo para mais informações sobre tratamentos comumente disponíveis:

Os bisfosfonatos
Calcitonina
Denosumab
Moduladores selectivos do receptor de estrógeno (SERM)
O ranelato de estrôncio
Teriparatida
Terapia de reposição hormonal (TRH)
Vertebroplastia e cifoplastia
Tipos de tratamento

        Os tratamentos podem ser amplamente divididos em duas categorias: anti-reabsorção (ou anti-catabólico) e agentes anabólicos.

    Os agentes anti-reabsorção, que incluem estrogénio, moduladores receptores de estrogénio selectivos e bifosfonatos, reduzir a reabsorção do osso (e subsequentemente a formação de osso), preservando a densidade mineral óssea (DMO).

    Agentes anabólicos, que incluem hormônio da paratireóide full-length (PTH1-84) e teriparatida (PTH1-34) estimular a formação óssea (reabsorção e, posteriormente, do osso), aumentando assim a DMO. O ranelato de estrôncio é outro agente que reduz o risco de fratura. Tem efeitos fracos sobre a remodelação óssea e, provavelmente, melhora a força óssea, principalmente através dos efeitos sobre as propriedades dos materiais ósseos.

Quão eficazes são os tratamentos?

     Em mulheres pós-menopausa com osteoporose, o desfecho primário investigado em ensaios farmacêuticos é a redução de fracturas. Redução do risco de entre 30-70% têm sido demonstrados por fraturas vertebrais, em torno de 15-20% de fraturas não-vertebrais e até 40% para fratura de quadril. No entanto, os tratamentos actualmente aprovados, apenas o alendronato, risedronato, ácido zoledrônico e ranelato de estrôncio foram mostrados para reduzir fraturas vertebrais, não vertebrais e da anca.

      Nos homens e nas populações de glicocorticóides tratados, aprovação regulamentar foi obtida com base em estudos de ligação em que BMD mudanças similares àquelas observadas em mulheres pós-menopáusicas com osteoporose têm sido demonstrados.

Ficar em tratamento

     As opções de tratamento só pode funcionar se for tomado como recomendado. É comum para as pessoas com osteoporose para encontrar a tomar medicação desafio. Como resultado, até a metade de todas as pessoas parar seu tratamento depois de apenas um ano. Leia mais informações sobre como ficar em tratamento .

Existem riscos envolvidos?

     Tal como acontece com qualquer medicamento, existem riscos e efeitos colaterais envolvidos com tratamentos para osteoporose. Para mais informações sobre os riscos específicos envolvidos com tratamentos comumente disponíveis, siga os links no topo desta página. Para ler sobre os problemas conhecidos com medicações para osteoporose Visite a nossa secção de Tópicos Especiais .

Outros tipos de tratamentos

     Além do tratamento medicamentoso, suplementos de cálcio e vitamina D pode ser prescrito para assegurar a ingestão adequada e garantir a máxima eficácia da terapia medicamentosa.

     Médicos e pacientes também devem estar cientes de que a atenção a fatores de estilo de vida devem andar de mãos dadas com qualquer tratamento medicamentoso prescrito.

Suporte prático

    Apoio prático e emocional é importante para uma pessoa em tratamento osteoporsis. Isso pode ser fornecido por profissionais de saúde, osteoporose grupos de apoio aos doentes, familiares e amigos. Esse apoio é de grande ajuda para ajudar as pessoas a gerir a sua osteoporose, e para diminuir os sentimentos de isolamento e depressão experimentada por muitos pacientes com osteoporose severa


       Considerada um grave problema de saúde pública, a osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da densidade óssea, deixando os ossos fragilizados, o que facilita a ocorrência de fraturas após traumas mínimos. A osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa; e, na maioria dos casos, o paciente só descobre que está com a doença após a primeira fratura.

    A fratura do fêmur é um dos tipos de fratura mais graves para o portador de osteoporose. Cerca de 20% das pessoas com esse tipo de fratura morrem em razão da própria fratura ou de complicações ocasionadas por ela, como embolias ou problemas cardiopulmonares. Os 80% restantes podem ficar com algum tipo de incapacidade física.

       A osteoporose pode ocorrer em razão de dois fatores, mas para entendê-los é preciso saber que em nosso corpo sempre há a renovação das células dos tecidos; e com o tecido ósseo não é diferente. Em nossos ossos sempre há a substituição das células velhas por células novas, e nesse processo o organismo pode precisar de substâncias (como o cálcio) para fazer essa substituição. Assim, durante esse processo, as células chamadas de osteoclastos escavam os ossos, retirando as células antigas e promovendo a reabsorção óssea; sendo que células chamadas de osteoblastos preenchem a área absorvida com um novo osso. Geralmente, até os trinta anos de idade, essa reposição de células acontece normalmente, mas a partir dessa idade, a pessoa começa a perder massa óssea lentamente. Isso explica por que a pessoa vai diminuindo, conforme envelhece.

     Na osteoporose senil, os osteoclastos formam as cavidades para a substituição das células ósseas, mas os osteoblastos não conseguem preencher aquela cavidade da maneira correta, o que deixa o osso fragilizado e propício a fraturas. 

     Já a osteoporose provocada pela diminuição ou ausência dos hormônios femininos (estrógenos) ocorre na menopausa em virtude da ausência desses hormônios. Nesse caso, os osteoclastos aumentam sua atividade, produzindo cavidades cada vez mais profundas. Os osteoblastos, por sua vez, também aumentam sua atividade tentando preencher a cavidade, mas isso não é possível, em razão da grande reabsorção que os osteoclastos promovem, provocando, assim, uma diminuição significativa da massa óssea.

Alguns fatores podem desencadear a osteoporose, como:

Pessoas da raça branca ou asiática têm mais chances de desenvolver a doença;
Pessoas com histórico de osteoporose na família;
Baixa estatura;
Massa muscular pouco desenvolvida;
Baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D;
Sedentarismo;
Pouca exposição ao sol;
Pessoas vegetarianas;
Menopausa precoce;
Menarca tardia;
Retirada dos ovários sem reposição hormonal;
Ser portador de doenças, como doença de Cushing, diabetes, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, má-absorção, gastrectomia, doenças nutricionais, mieloma, artrite reumatoide e sarcoidose. 
O diagnóstico da osteoporose é feito a partir da avaliação da densidade óssea, exame físico, história clínica, exames laboratoriais e radiografias.

      O tratamento da osteoporose é feito a partir da ingestão de cálcio, estrógeno, agentes antirreabsortivos, calcitonina, bisfosfonatos, vitamina D3 e estimulantes da formação óssea, como fluoreto de sódio, paratormônio e atividades físicas. Toda a medicação prescrita pelo médico atuará na diminuição da reabsorção dos ossos, aumentando a sua formação.

      Algumas mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida podem ajudar a prevenir o aparecimento da osteoporose. Dentre elas podemos citar o aumento na ingestão de cálcio, a prática de atividades físicas, a redução no consumo de álcool e cigarro, etc.


Por Paula Louredo ( Brasil Escola )

PESQUISE NOS LINKS ABAIXO MAIS SOBRE A OSTEOPOROSE:



FOTOS: ARQ.FELIXFILMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário