sexta-feira, 28 de junho de 2013

CADERNOS DA ATENÇÃO BÁSICA - SUS




         Os Cadernos de Atenção Básica contribuem no fortalecimento das ações desenvolvidas por todos os profissionais de saúde de várias partes do país. São oferecidos gratuitamente como fonte de informação, com a possibilidade de auxiliar na correta implementação do modelo assistencial de atenção básica. É um importante instrumento de valorização das praticas de saúde.





quinta-feira, 27 de junho de 2013

PELA MANHÃ ACS E ENFERMEIROS COMEÇARAM BEM

Protesto de agentes de saúde do Recife
fecha a Avenida Cais do Apolo
                                Foto:Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press


       Com faixas e cartazes, agentes de saúde do Recife fecharam o trânsito da Avenida Cais do Apolo. no bairro do Recife. O protesto, realizado em frente ao prédio sede da prefeitura pede melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

      A manifestação conta com a participação de cerca de 100 servidores municipais de saúde e é organizado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Pernambuco (Sindacs). Uma viatura da Polícia Militar acompanha a mobilização.

***************************************

Na Câmara Municipal de Recife


                                Foto:Ana Maria Nascimento/DP/A.Press

       Enfermeiros, vinculados à Prefeitura do Recife, resolveram cruzar os braços nesta quinta-feira e estão fazendo um protesto em frente à Câmara de Vereadores do Recife nesta tarde. Segundo o Sindicato Estadual dos Enfermeiros, a iniciativa tem como objetivo pressionar a gestão municipal por melhores condições de trabalho e por uma saúde pública de qualidade no Recife. 

       A categoria está em Estado de Greve desde o dia 14 de maio porque a Prefeitura do Recife insiste em não negociar com os profissionais e, inclusive, já enviou para a Câmara dos Vereadores do Recife o Projeto de Lei que reajusta os salários dos servidores, mesmo fechar acordo com algumas categorias, como os enfermeiros.
                                                                                    
     Os profissionais estão indignados com a postura da gestão porque o texto encaminhado na forma de PL é resultado da pior proposta de todas as categorias da Saúde municipal, deixando os enfermeiros com o pior salário entre os servidores de nível superior. 

    "A categoria está mobilizada e pronta para tomar a decisão que julgar melhor para todos. A situação vai muito além de uma simples negociação salarial, trata-se de defender o orgulho e o valor da enfermagem recifense e pernambucana”, explicou o presidente do SEEPE, Wagner Cordeiro. 





terça-feira, 18 de junho de 2013

PISO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE



                                              Foto:CONACS

       Terminou agora pouco a Audiência Pública que discutiu o Piso Salarial Nacional da categoria. Seguramente, de todas as Audiências já realizadas, o que aconteceu hoje jamais foi visto antes!

     Estavam presentes, além dos representantes da CONACS, CNS, CMN e MS, vários parlamentares, entre eles, Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Geraldo Resende (PMDB-MS), Rosinha (PT-RS),  João Ananias (PC do B/CE), Pedro Chaves (PMDB/GO), Fátima Bezerra (PT/RN), Domingos Dutra (PT/MA), Assis Carvalho (PT/PI), Carmem Zanotto (PPS/SC),  Valtenir Pereira  (PSB/MT) e Érika Kokai (PT/DF). Também registraram presença, caravanas dos Estados de GO, CE, PI, PE , BA, RO, TO, RN, RJ, MS, MT, SE, AL, MA, MG, SP e PB.

       A representante do Ministério da Saúde,  bem como, a representante do Conselho Nacional de Saúde, em discurso afinado, afirmaram que para se viabilizar um debate capaz de produzir deliberações, deveria estar presentes os representantes do CONAS e do CONASEMS.

      De outro lado, a representante da Confederação Nacional dos Municípios, usando de um discurso técnico, exclui de sua fala qualquer responsabilidade dos Municípios no que diz respeito ao Piso Salarial Nacional da categoria, argumento em linhas gerais a falta de recursos para a saúde e essencialmente a “insegurança jurídica” que é criar responsabilidades financeiras para os Municípios sem que haja uma garantia em lei dos repasses que irão cobrir tais despesas, afirmando em suas considerações finais que não dá para falar em piso sendo os repasses feitos através de portarias.

    Até o registro dessas falas a Audiência Pública estava sendo conduzida dentro da normalidade, contudo, dada a palavra a Presidente da CONACS, Ruth Brilhante, abriu seu discurso com palavras de ordem e declarações de repúdio às falas do atual presidente dos prefeitos Paulo Zulkosk (CNM), que considera que os ACS só “fazem hoje preencher papéis desnecessários e incomodar as famílias, pois querem almoçar de graça!”.

     A partir daí, Ruth Brilhante, foi aplaudida de pé por todos que lotavam o plenário Nereu Ramos, e em um recado claro aos parlamentares afirmou que “os agentes já estão cansados de serem tratados como palhaços”, e afirmou  ainda, em tom de indignação que: “Senhores Deputados, esse ano é o nosso ano, mas ano que vem é o de vocês e aí? Queremos que os senhores assumam o compromisso conosco e não votem mais nenhum projeto da Presidente Dilma enquanto não for votar o nosso Piso!”

     Embalados pelo rumo da discussão, vários parlamentares passaram a usar a palavra e especialmente parlamentares da base do Governo, a exemplo de Domingos Dutra, João Ananias, Fátima Bezerra e Geraldo Resende, reforçaram o entendimento da Presidente da CONACS, e propuseram votar o PL 7495/06, com ou sem apoio dos prefeitos ou do Governo federal, e que a presidente Dilma arque com as consequências de vetar ou não o Piso dos ACS e ACE!

     Por várias vezes os ânimos se exaltaram, e debates acalorados entre Deputados de situação e oposição tomaram grandes proporções, chegando a certos momentos a ser interrompidos os trabalhos da Comissão.

     Já próximo às 18:00h o Deputado Geraldo Resende deu por encerrada a Audiência Pública , tendo como encaminhamento da CONACS a coleta de assinatura de todos os líderes em requerimento de inclusão na Pauta de votação em plenário da Câmara de Deputados do PL 7495/06, e já está definida para próxima semana nova mobilização para acompanhar a reunião de Líderes a fim de garantir a inclusão na pauta da Câmara possibilitando já na próxima semana a votação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.

    Outros encaminhamentos foram propostos,  porém  não foram acordados com as lideranças da categoria, fato que deverá acontecer ainda amanhã após reunião com parlamentares membros da Comissão de Seguridade Social e Família.
Fonte: CONACS

sábado, 15 de junho de 2013

11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Em Recife.



              O Conselho Municipal de Saúde do Recife divulgou o cronograma das Plenárias Micro Distritais e Distritais da 11ª Conferência Municipal de Saúde. Ela acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro, no Centro de Convenções da UFPE. Os eixos temáticos da conferência serão: Atenção Básica de Saúde; Atenção à Média e Alta Complexidade; Assistência Farmacêutica; Vigilância em Saúde; Gestão do SUS e Controle Social/Participação Popular.

VEJA O CRONOGRAMA ABAIXO.








quinta-feira, 13 de junho de 2013

ASSEMBLEIA SINDACS-PE

PARA A CAMPANHA SALARIAL-2013

                                  Foto: Arq Felixfilmes

Direção do Sindacs convoca toda a categoria para participar da assembléia da campanha salarial 2013

             O objetivo da assembléia é o de, democraticamente, aprovar a pauta que está em negociação com a  prefeitura municipal do Recife.
A nossa história de luta pelo reconhecimento e valorização profissional já nos mostrou que é com organização e combatividade que vamos ampliar os direitos já conquistados. A assembleia será realizada no dia 13 de junho (quinta-feira) de 2013, no auditório do SINDSPREV-PE, às 14 horas. Infelizmente, precisamos chamar a atenção da categoria, pois há um pequeno grupo de 04 integrantes da atual direção do sindicato, motivados por outros interesses, divulgando inverdades junto à base, tumultuando a nossa campanha salarial. 

           Já comprovamos que os avanços para a nossa categoria ampliam-se com a nossa união, assim, atitudes visando atrapalhar o processo de negociação da campanha salarial geram confusão e divisionismo na base e não contribui para a luta sindical. O que esse grupo pretende é tão somente usar a categoria para fins eleitorais. Na democracia, é legitimo ter idéias diferentes e organizar uma oposição, o que não podemos permitir é que, em nome dessa disputa, a categoria seja prejudicada.
A direção do SINDASC reafirma o compromisso com a categoria e convoca a todos/as a repudiar ações de divisionismo na base e orienta a todos/as a não participarem de atividades que não sejam convocadas pela presidência do sindicato. 
Contamos com a participação de todos/as.

Maria do Carmo de Miranda
Presidente


ATENÇÃO!

Qualquer dúvida em relação à campanha salarial:  
3222- 4061 ou 
www.sindacspe.org.br
e e-mail: sindacs.presidencia@gmail.com


Fonte:  SINDACS-PE


quarta-feira, 12 de junho de 2013

O LUPUS

UM MOMENTO PARA PENSAR.
E CONHECER MELHOR ESTA DOENÇA QUE CRESCE
A CADA DIA ENTRE NÓS.
                                             Foto: Arq.Felixfilmes




O que é Lúpus?
Sinônimos: LES, Lúpus eritematoso sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune a longo prazo que pode afetar a pele, as articulações, os rins, o cérebro e outros órgãos.

Causas
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca tecidos saudáveis por engano. Isso leva a inflamação a longo prazo (crônica).

A causa subjacente das doenças autoimunes não é totalmente conhecida.

O LES é muito mais comum em mulheres do que em homens. Pode ocorrer em qualquer idade, mas aparece mais frequentemente em pessoas entre 10 e 50 anos. Os afro-americanos e os asiáticos são afetados com mais frequência do que pessoas de outras raças.

O LES também pode ser causado por algumas drogas. Para obter informações sobre essa causa, consulte o lúpus eritematoso induzido por drogas

Exames
Para ser diagnosticado com lúpus, é preciso ter 4 dos 11 sinais típicos da doença.

O médico realizará um exame físico e auscultará seu tórax com um estetoscópio. Um som anormal chamado atrito pericárdico ou atrito pleural poderá ser escutado. Um exame do sistema nervoso também pode ser realizado.

Os exames usados para diagnosticar o LES incluem:

Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares
Hemograma completo
Radiografia do tórax
Biópsia renal
Uranálise
Essa doença também pode alterar os resultados dos seguintes exames:

Anticorpo antitireoglobulina
Anticorpo microssômico antitiroide
Componentes do complemento (C3 e C4)
Teste de Coombs - direto
Crioglobulinas
Taxa de sedimentação de eritrócitos (TSE)
Exames de sangue para função renal
Exames de sangue para função hepática
Fator reumatoide
Esta lista não abrange tudo.

Sintomas de Lúpus
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem aparecer e desaparecer. Quase todas as pessoas com LES apresentam dor e edema nas articulações. Algumas desenvolvem artrite. As articulações frequentemente afetadas são as dedos, mãos, punhos e joelhos.

              
    Fotos: Arq.Felixfilmes


Outros sintomas comuns incluem:

Dor no peito ao inspirar profundamente
Fadiga
Febre sem outra causa
Desconforto geral, ansiedade, mal-estar
Perda de cabelo
Feridas na boca
Sensibilidade à luz do sol
Rash cutâneo - um rash em forma de "borboleta" sobre as bochechas e a ponte do nariz afetam cerca de metade das pessoas com LES. O rash piora com a luz do sol. O rash também pode ser generalizado.
Linfonodos aumentados
Outros sintomas dependem de qual é a parte do corpo afetada:

Cérebro e sistema nervoso: cefaleias, dormência, formigamento, convulsões, problemas de visão, alterações de personalidade
Trato digestivo: dor abdominal, náuseas e vômitos
Coração: ritmo cardíaco anormal (arritmias)
Pulmão: tosse com sangue e dificuldade para respirar
Pele: coloração irregular da pele, dedos que mudam de cor com o frio (fenômeno de Raynaud)
Alguns pacientes têm apenas sintomas de pele. Esse tipo é chamado de lúpus discoide.

Buscando ajuda médica
Ligue para um profissional da área da saúde se tiver sintomas de LES. Também ligue se você tiver essa doença e seus sintomas piorarem ou ocorrer um novo sintoma.

Tratamento de Lúpus
Não há cura para o LES. O objetivo do tratamento é controlar os sintomas.

A doença branda pode ser tratada com:

Antiinflamatórios não esteroides (AINEs) para artrite e pleurisia
Pomadas com corticoides para o rash cutâneo
Uma droga antimalárica (hidroxicloroquina) e corticoides de baixa dosagem para os sintomas de pele e artrite
Você deve utilizar roupa protetora, óculos de sol e protetor solar quando estiver ao sol.

Sintomas graves ou que acarretem risco de morte (como a anemia hemolítica, amplo envolvimento cardíaco ou pulmonar, doença renal ou envolvimento do sistema nervoso central) frequentemente necessitam de um tratamento mais agressivo com especialistas.

O tratamento para lúpus mais grave inclui:

Alta dosagem de corticoides ou medicamentos para diminuir a resposta do sistema imunológico do corpo
Drogas citotóxicas (drogas que bloqueiam o crescimento celular) quando não houver melhora com corticoides ou quando os sintomas piorarem depois de interromper o uso. Esses medicamentos têm efeitos colaterais graves. Você precisará ser rigorosamente monitorado pelo seu médico.
Se você tem lúpus, é importante ter:

Cuidado cardíaco preventivo
Imunização atualizada
Testes de triagem do afinamento dos ossos (osteoporose)
A psicoterapia e os grupos de apoio podem ajudar a aliviar a depressão e as alterações no humor que venham a ocorrer em pacientes com a doença.

Expectativas
A recuperação do indivíduo depende da gravidade da doença.

O resultado para pessoas com LES melhorou nos últimos anos. Muitas pessoas com LES têm sintomas leves.

As mulheres que sofrem de lúpus e engravidam, geralmente são capazes de manter a gravidez e dar à luz um bebê saudável, desde que não sofram de doença renal ou cardíaca grave e que o LES esteja sendo tratado adequadamente. Entretanto, a presença de anticorpos de LES pode aumentar o risco de perda na gravidez.

Complicações possíveis
Algumas pessoas com LES têm depósitos anormais nas células dos rins. Isso leva a uma doença chamada de nefrite lúpica. Os pacientes com essa doença podem acabar desenvolvendo insuficiência renal e precisar de diálise ou de um transplante renal.

O LES causa danos em diferentes partes do corpo, inclusive:

Coágulos sanguíneos nas pernas (trombose venosa profunda) ou nos pulmões (embolia pulmonar)
Destruição dos glóbulos vermelhos (anemia hemolítica) ou anemia crônica
Líquido ao redor do coração (pericardite), endocardite ou inflamação do coração (miocardite)
Líquido ao redor dos pulmões (derrames pleurais) e danos ao tecido pulmonar
Complicações na gravidez, incluindo aborto espontâneo
Derrame
Contagem muito baixa de plaquetas no sangue (trombocitopenia)
Inflamação dos vasos sanguíneos




terça-feira, 11 de junho de 2013

MOBILIZAÇÃO-1 DOS ACS RECIFE HOJE

Nesta terça-feira ( 11/06/13 )
Foi dado o ponta-pé inicial para uma jornada de negociações.

                                           Foto: MNAS.


          Agentes comunitários de saúde da Prefeitura do Recife estiveram nesta terça-feira (11) na Câmara do Recife buscando apoio dos vereadores na campanha salarial da categoria. Representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias (SINDACS), e trabalhadores da área de saúde pública, lotaram as galerias da Casa portando cartazes que contrastavam o reajuste prometido pela prefeitura para a categoria e o aumento do salário dos vereadores do Recife, votado em 2011: "Aumento: 62% vereadores, 6,49% para servidores", lia-se.

       Apesar da crítica, os vereadores expressaram apoio aos agentes de saúde. Raul Jungmann (PPS) fez seu discurso ressaltando o trabalho da bancada da Oposição na fiscalização das irregularidades da Saúde Pública. "Nós temos acompanhado a Saúde do Recife de semana em semana. Quero dizer que vocês precisam ter dignidade e melhor condição de vida", afirmou.

         Já a líder da Oposição, Aline Mariano(PSDB), aproveitou o momento para comparar a atual gestão da Saúde Pública com os problemas apresentados no governo do ex-prefeito do Recife, joão da Costa (PT). "A Saúde do Recife está na UTI. Da legislatura passada para a atual não houve avanço e a Saúde continua sem ser prioridade", afirmou. 

        O líder do Governo, Gilberto Alves (PMN), informou que o prefeitura está dialogando com o setor. Por sua vez o vereador Henrique Leite (PT) rebateu Aline Mariano. "Quero dizer que a saúde não está na UTI. Ela estava na UTI quando o PT pegou a Saúde e só existiam 27 equipes de saúde da família e nós transformamos em trezentas", disse




ACS RECIFE QUEREM PISO NACIONAL

Hoje às 14:00h. os servidores da saúde
lotaram o plenário da Câmara Municipal
para reivindicar o piso nacional.

                                Foto:Arq.Felixfilmes

          Agentes de saúde ganham R$ 673,00, mas querem receber R$ 952,00, equivalente ao piso nacional da categoria. De acordo com o vereador Gilberto Alves (PTN), o executivo ofereceu R$ 750,00 mais R$ 200,00 de gratificação, basicamente o piso reivindicado. No entanto, segundo ele, apesar do acordo firmado com lideranças do movimento, há divergências que ainda estão sendo sanadas entre eles.

        Raul Jungmann (PPS) saudou o plenário e convidou a todos para participar de uma audiência pública que ele vai realizar amanhã, a partir das 9 horas da manhã, no plenarinho da Câmara do Recife, para discutir sobre o Recife Saúde, plano de saúde, e Reciprev, plano de previdência dos servidores.  Ele disse que tem visitado os postos de sáude e constatado que as condições de trabalho são precárias. “Acompanho a luta desses profissionais e sei que precisam ser mais valorizados”.

        Aline Mariano (PSDB) acha que a saúde precisa ser respeitada. Informou que na legislatura passada também fez audiências públicas sobre os mesmos assuntos e não viu nada acontecer. “Estou com uma pauta de reivindicações da categoria para discutir com a bancada de oposição”.

           Henrique Leite (PT) salientou que a Câmara é intermediária da negociação, mas é a mesa quem conduz a negociação entre a prefeitura e o sindicato. “Categoria dividida favorece ao patrão. O importante é que eles se entendam”.

        Gilberto Alves salientou ainda que a preocupação da Casa com a saúde é justa e coincide com a preocupação fundamental do governo. “Semana passada anunciamos um pacote para a saúde para atender melhor a população”.




domingo, 9 de junho de 2013

MUDAR OS MAUS HÁBITOS

CAPACITAÇÃO OU LIDERANÇA

Foto:Arq.Felix filmes.

             Quando ouvimos falar de capacitação ou liderança, a nossa mente imagina alguém muito competente a dar indicações aos outros para obtenção de resultados satisfatórios. Mas no que diz respeito aos nossos hábitos, às particularidades que vamos adquirindo que nos dificultam a adaptação à mudança, a alguns comportamentos indesejados que temos, como vícios, formas de pensar indadequadas, imaginar capacitar-nos e liderar-nos para alcançar o que pretendemos por vezes pode parecer pura ficção científica. Na verdade, todos nós estamos equipados com a capacidade de liderança. Um cérebro capaz de processar milhões de dados, memorizar, categorizar, refletir, planejar, aprender, evoluir, atualizar-se e acima de tudo ter consciência do que é, produz uma mente que permite sermos lideres de nós mesmos.
           A forma como nos programamos, como rescrevemos novos dados, como apagamos outros, como atualizamos a informação, como redesenhamos formas antigas de lidar com as situações, como nos projetamos no futuro, como simulamos ações e atitudes permite-nos percebermos que essa capacidade extraordinária vive em nós. Acompanha-nos para todo o lado. Mas, é preciso fazermos um tremendo exercício de desapego de nós mesmos, daquilo que nos constitui enquanto indivíduos para que consigamos olhar para as nossa partes constituintes, tomar consciência delas e utilizá-las como ferramentas úteis. Essa tecnologia de ponta necessita apenas da nossa consciência, conhecimento de como utilizá-las e depois uma voz de comando, um processo executivo que aciona, atualiza e informa essas ferramentas mentais com novos dados. Você mesmo!
VOCÊ PRECISA DE SUPERAR UM MAU HÁBITO?
   Para mudar um mau hábito, um passo precisa acontecer. Você tem de ganhar consciência que tem esse mau hábito e depois pretender mudá-lo ou eliminá-lo. Mas, muitas das vezes e para a grande maioria de nós esses maus hábitos são resistentes, têm vida própria, e apesar de muitos esforços nossos somos vencidos pela sua tremenda força, vivenciando o fracasso. Isto pode tornar-se muito angustiante e terrível na nossa vida. Talvez, você também se debata com este cenário, ou já tenha no passado tentado ultrapassar o tormento de substituir ou eliminar um mau hábito.
      Os maus hábitos, como pensar recorrentemente de forma negativa, fumar em excesso, mentalidade de vítima, comer em excesso, criticar-se negativamente, consumo excessivo de álcool, comportamentos desajustados, sendentarismo, excesso de preocupação, entre outros, podem impedir-nos de viver uma vida melhor. Se você já tentou de diversas formas eliminar ou substituir algum mau hábito, e ainda não conseguiu, em seguida irei apresentar algumas formas baseadas na capacidade que você possuí para liderar-se (a sua mente) e que podem comprovar-se como eficazes, quando devidamente aplicadas.
    Caso pretenda adquirir mais informação complementar no sentido de ficar melhor equipado para superar os seus maus hábitos, leia: Caixa de ferramentas psicológicas para a vida
TENTE ALGO NOVO

“Insanidade: Fazer a mesma coisa uma e outra vez e esperar resultados diferentes.” - Albert Einstein

    Muitas vezes chapinhamos nas mesmas atitudes, comportamentos, pensamentos e estratégias que se comprovam como ineficazes na obtenção dos resultados desejados. Tentar mudar um hábito enraizado, por vezes é altamente frustrante. Usualmente experimentamos o fracasso uma e outra vez. Digamos que você quer fazer uma das seguintes opções:

Parar de comer de forma excessiva
Parar de fumar
Pare de fazer gastos excessivos
Parar de ter comportamentos indesejados
Parar o diálogo autocrítico negativo
      A maioria das pessoas parecem tentar as mesmas técnicas antigas, uma e outra vez para quebrar essas compulsões, obsessões, vícios ou hábitos destrutivos. Infelizmente, muitos de nós não conseguimos produzir resultados duradouros.
     Aqui estão algumas das formas típicas e ineficazes para mudar ou eliminar maus hábitos:
Propor-se à mudança, sem preparação e conhecimento de como fazê-lo
Usar um lembrete para lembrá-lo de periodicamente verificar o seu comportamento
Confiar apenas  na sua força de vontade
Pedir a alguém para responsabilizá-lo
Criar uma uma lista das consequências do seu mau hábito
    Provavelmente você já usou algumas destas técnicas ou estratégias, mas provavelmente teimam em não funcionar. Este tipo de sentimento de fracasso e sentimento de culpa produzem uma ideia de incapacidade face aos esforços a que se propôs. Vai construindo uma ideia que independentemente do que faça, o hábito que pretende superar é mais forte do que você. Com esta ideia em mente, o próximo passo é a desistência de se propor a novas tentativas. A sua ansiedade vai crescendo e com isso o seu problema aumenta. A incapacidade de gerir ou diminuir a ansiedade na presença do mau hábito vinca ainda mais a noção de incapacidade de superação. O que lhe proponho desta vez é uma nova tentativa com uma nova estratégia e abordagem, utilizando a sua capacidade de autoregulação para mudar os seus maus hábitos.

NOVAS FORMAS DE SUPERAR VELHOS HÁBITOS
      Tentar uma e outra vez, mesmo que com mais determinação e noção da dificuldade, pode não ser suficiente. Você simplesmente não pode continuar a repetir as velhas formas de quebrar os seus maus hábitos. As estratégias utilizadas têm-se comprovados inúteis? Se sim, você precisa de algumas ideias novas para mudar os seus comportamentos.

VOCÊ NÃO É AQUILO QUE PENSA
      Deixe de seguir tudo o que pensa. Ou seja, nem tudo o que pensamos representa aquilo que somos, a nossa vontade ou querer. Nem tudo o que pensamos é útil como orientador das nossas ações. Alguns pensamentos invadem a nossa mente sem qualquer intervenção ou decisão intencional. Se você se deixa enganar, não conseguindo distinguir que alguns dos seus pensamentos são “truques” do seu cérebro. São mensagens enganosas do seu cérebro no sentido de você voltar a fazer aquilo que sempre fez. O cérebro induz a que você continue a ter os mesmos comportamentos que supostamente no passado o fizeram sentir-se bem, mesmo que esse comportamento seja prejudicial para si. Se esse mau hábito libertou na sua corrente sanguínea algum tipo de químico que o fez sentir-se bem, aumentará a probabilidade de ter um novo impulso para repetir esse tipo de comportamento que o conduzirá ao reforço positivo que ficou registado no seu cérebro.
      Ao tentar superar um mau hábito, a nossa mente pode criar pensamentos do género:

Eu não tenho escolha. Eu precisa disso.
Não há problema em fazer apenas desta vez. Eu posso lidar com isso.
Não há mal nisso. Eu mereço este alívio.
Não é possível parar. Não vou perder tempo tentando.
O meu hábito é mais forte do que eu.
Eu bem tento, mas não consigo deixar.
Já são muitos anos a fazer o mesmo.
      Pela força do hábito o que passa a executar-se sem a necessidade da nossa consciência, passa a estar sobre a autoridade do nosso corpo. O nosso corpo passa a ser a nossa “mente” para alguns dos comportamentos automáticos, fortemente aprendidos ou aditivos. O Corpo envia estímulos de mal-estar para o seu cérebro, e este por sua vez  irá criar um determinado pensamento para racionalizar o seu mau comportamento. Em desespero, o seu cérebro fica extremamente criativo ao justificar a razão pela qual você deve cumprir com as suas exigências. Normalmente sentimos isso através de fortes sensações de necessidade ou de incontrolabilidade dos estímulos ou desejos.




sábado, 8 de junho de 2013

A MENTE HUMANA

Quem está no comando da sua mente?

                                          Foto: Arq.Felixfilmes
             Podemos facilmente concordar que a nossa mente é o pináculo daquilo que somos. A nossa mente é o resultado do fantástico funcionamento do nosso cérebro. Tudo o que somos, está incrustado nas milhares de dobras da nossa massa cinzenta. Um emaranhado de milhões de neurónios que nos permitem expressar inteligência, que nos permite entender grande parte daquilo que somos, como nos mudarmos, como nos desenvolvermos e, acima de tudo, como gerir de forma autosuficiente as nossas próprias vidas. É, no entanto, no desenrolar das nossas vidas que por vezes perdemos o controle das mesmas e, com isso, prejudicamos a nossa qualidade de vida, objetivos e sonhos.
        Quando a nossa mente nos prega algumas partidas, quando a forma como pensamentos e processamos a informação nos causa problemas, nos causa mal-estar, sofrimento e se apresenta como um obstáculo aos nossos objetivos, pode gerar-se a sensação que perdemos o controle. Quando a perceção de perda de controle se instala, tudo parece perder o sentido. Muitos de nós, quando sentimos que estamos a perder o controle sobre nós mesmos, ou seja, quando deixamos de estar no controle da nossa mente, tendemos a procurar formas de recuperar essa perda.Alguns exemplos incluem:
Yoga
Artes marciais
Meditação
Psicoterapia
Religião
Práticas sexuais antigas
Arte
Esportes
Música
Tornar-se monge, padre
Retiros espirituais
             Claramente, as coisas nesta lista não são todos iguais, e em si mesmas, muitas não foram necessariamente concebidas para ser uma prática pessoal. No entanto, todos elas têm a capacidade de conduzir as pessoas para um objetivo semelhante: a perceção de que uma pessoa não é simplesmente os seus pensamentos, na verdade, nós somos muito mais. E, é com base nesta premissa que posso afirmar que quem está no comando da nossa mente, podemos ser nós.
SOMOS MAIS QUE O NOSSO PENSAMENTO
              Quando estamos acordados, quando estamos num estado em queconscientemente processamos informação vinda do exterior e igualmente vinda de nós mesmos, o cérebro faz o seu trabalho, produzindo pensamentos. Assim como um músculo se contrai para mover o sistema esquelético, o cérebro é como um computador que executa o software (pensamentos) com base no seu hardware (organismo), que é você. E, o resultado dos nossos pensamentos, do funcionamento do nosso software, nem sempre é benéfico. Ou seja, o produto dos nossos pensamentos nem sempre leva ao nosso resultado desejado.
             Portanto, a afirmação de que você não é apenas o seu pensamento, é como dizer que você não é simplesmente o seu software, você é, na verdade, o programador. A parte complicada desta analogia é que, em vez de você ser apenas um programador humano usando palavras, imagens e sentimentos para falar consigo mesmo (corpo /organismo), você é igualmente um componente (construto) dos seus pensamentos, imagens e sentimentos. Um organismo construido pelo próprio organismo. Uma mente construida pela própria mente. Então, se estamos a falar de software que pode gerenciar outros softwares, estamos realmente falando sobre o próprio sistema operativo. O Sistema operativo é você mesmo. Você é aquele que está no controle da sua mente, quando tem consciência daquilo que coloca na sua mente de forma intencional e fundamentado nos seus valores nucleares.
        Porque você tem que usar os seus pensamentos para pensar acerca dos seus pensamentos, e todo esse processo parece ser você mesmo, esta linha de raciocínio pode facilmente tornar-se banal, circular, e automática. No entanto, uma outra maneira mais funcional de pensar sobre isso é a seguinte:
A reter: Assim como um computador, também nós temos “cachos” de pensamentos. Alguns são mais profundas, e mais de acordo com a nossa essência e valores, e são como o sistema operativo de um computador, enquanto outros são simplesmente uma expressão de resposta a acontecimentos de vida, como programas que vão sendo instalados e são mais vulneráveis a virús.
          Muitas vezes temos pensamentos que são reações à vida e aqueles que nos rodeiam. Isto pode ser visto como o software instalado no sistema operativo. O mais importante “a nossa forma de pensar” para a maioria de nós foi instalada durante a nossa infância, quando a nossa mente (“disco rígido”) tinha mais espaço e estávamos mais permissivos a novas aprendizagens. A maioria de nós fundimo-nos a esses pensamentos e conceitos e temo-los como verdades absolutas, ao invés de vê-los como vindos de dentro de nós e passíveis de mudança.
TEMOS CAPACIDADE DE PROGRAMARMO-NOS 
      Algumas das práticas referidas anteriormente, têm servido como uma forma das pessoas ganharem consciência que cada um de nós possuí o seu próprio sistema operativo. Ou seja, a nossa mente, quando orientada de forma consciente e intencional por nós mesmos, permite-nos instalar e desinstalar, correr ou impedir que corra um conjunto de cachos de pensamentos (padrão mental) que temos ou queremos vir a ter.
     Assim, grande parte da nossa experiência de vida é um resultado direto dos pensamentos que temos. Quando alguma coisa boa ou ruim acontece, temos pensamentos sobre isso, e esses pensamentos vão levar a sentimentos, bons, ruins ou indiferentes. Esses sentimentos podem fazer-nos agir, e essas ações vão ser boas, ruins ou indiferentes também. Uma vez que todas estas experiências de vida e ações têm origem na nossa mente, que por sua vez faz disparar determinados pensamentos, se pudessem ser alvo da nossa intervenção? Não temos que aceitar tudo o que nos aparece na mente, não temos de ser arrastados pela negatividade que por vezes os nossos pensamentos expressam? Certamente alguns padrões mentais que expressamos no nosso dia a dia prejudicam-nos, foram implementados ao longo do tempo, mas provavelmente não nos servem mais. Então o que pode ser feito, como podemos reprogramar parte dos pensamentos prejudicais em novos padrões mentais?
       É aqui, que você entra em jogo através da prática pessoal de estratégias de orientação da atenção, autoverbalizações e regulação das emoções. É através do desenvolvimento e aprimoramento de falar para você mesmo, de aplicar uma voz de comando tendo na sua base os seus valores, os seus objetivos e a ideia de quem você quer ser, que poderá implementar novos padrões mentais. Estes padrões mentais permitirão desenvolver também a capacidade de você distingir entre pensamentos, sentimentos e ações por reação, dos seus pensamentos, sentimentos e ações que valoriza e pretende que o guiem no seu dia a dia.


sexta-feira, 7 de junho de 2013

O DIA D - CONTRA A POLIO

É neste sábado (08) de junho


           Para marcar o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite, acontece neste sábado, 08, o Dia “D” de vacinação. Neste ano, o público alvo é de crianças a partir dos seis meses, com a vacina oral, as chamadas gotinhas. Crianças menores de seis meses já estão sendo vacinadas com a injetável.

        A Campanha segue até o dia 21 de junho, numa promoção do Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. “Além da proteção contra a pólio, a campanha contribui para atualização do calendário de vacinação. Caso esteja faltando alguma vacina, os pais podem programar junto com o posto de saúde a melhor data para a criança tomar as doses que estão faltando”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mara Dill. Ela ainda destaca que os pais não devem esquecer de levar a caderneta de vacinação dos filhos, para que o profissional possa avaliar a situação vacinal da criança.
          Este é o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite, 24º ano sem a doença no país. O Brasil está livre do poliovirus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.

            De acordo com o cronograma do calendário básico de vacinação, a criança recebe as duas primeiras doses – aos dois e aos quatro meses – do esquema com a vacina inativada poliomielite (a VIP), de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral (a VOP).

        Se a criança menor de cinco anos nunca tiver tomado nenhuma contra a poliomielite, não tomará as gotinhas neste momento. Deverá iniciar o esquema vacinal com a injetável. Por esse motivo, o Ministério da Saúde recomenda que os estados e municípios disponibilizem também a injetável nas suas unidades básicas de saúde, embora nesta campanha sejam utilizadas as duas gotinhas. O objetivo é evitar que crianças que estejam com o esquema vacinal contra a poliomielite atrasado percam a oportunidade de vacinação.
POLIOMIELITE:

       VACINA ORAL - Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia.

     A vacina é extremamente segura e não há contra-indicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos, como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

      VACINA INJETÁVEL – Com a introdução da VIP no calendário básico de vacinação da criança no segundo semestre de 2012, o Brasil já está se preparando para utilizar apenas a vacina inativada (injetável) quando ocorrer a erradicação da doença no mundo, atendendo a recomendação da OMS. É segura e, de acordo com os estudos, não há possibilidade de uma criança vir a ter poliomielite caso apresente o esquema vacinal completo e em dia contra a doença. A vacina injetável é mais segura exatamente no período em que a criança poderia apresentar algum risco de evento adverso por causa da vacina oral.

      A DOENÇA – A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.
      Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.





quarta-feira, 5 de junho de 2013

VACINAÇÃO CONTRA A POLIO

TERÁ INÍCIO DIA 8 DE JUNHO


        O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (4) a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em Brasília. Realizada em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, a meta é vacinar 12,2 milhões de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, o que corresponde a 95% da população alvo de 12,9 milhões de crianças no país. A ação começa neste sábado (8), com o Dia D de mobilização nacional, e vai até 21 de junho.



        Para a campanha, estão sendo distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral nos 115 mil postos abertos em todo o país para a vacinação. Para operacionalização da campanha, o Ministério da Saúde está investindo um total de R$ 32,3 milhões em repasses do Fundo Nacional de Saúde para os estados e municípios, sendo destinados R$ 13,7 milhões para aquisição das vacinas.

ESTE É O CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO






DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Neste ano, a ONU chama a atenção
para o desperdício de comida.


       Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.
      Em 2013, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida. Segundo a organização, são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente - o equivalente a um terço de toda a produção mundial. Somente nos chamados países desenvolvidos, são 222 milhões de toneladas desperdiçadas - quase o mesmo produzido em toda a África Subsaariana, 230 milhões. De acordo com o Unep, em todo o planeta, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e, a cada ano, 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem por desnutrição.
        Segundo a ONU, devemos notar que, quando desperdiçamos alimentos, perdemos também todos os recursos utilizados na sua produção. Para se fazer um litro de leite, por exemplo, utilizamos mil litros de água. Para um quilo de hambúrguer, se vão 16 mil litros. Além disso, a produção de comida tem um grande impacto ambiental: ela ocupa 25% das terras do planeta e é responsável por 70% do consumo de água doce, 80% do desflorestamento e 30% das emissões dos gases de efeito estufa.
          Por causa disso, a organização sugere que as pessoas escolham comidas com menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos - que não usam substâncias químicas em sua produção. Além disso, é importante procurar produtos locais, que não causam grandes emissões em seu transporte. 
          Nos países em desenvolvimento, a ONU afirma que a perda ocorre principalmente na produção e transporte. Investimentos para dar suporte aos produtores e melhorar a infraestrutura são necessários, afirma. Nas nações mais ricas, o problema está no comportamento do consumidor, que joga fora muita comida.

Os Estados Unidos desperdiçam US$ 48,3 bilhões todo ano
A comida desperdiçada na América Latina poderia alimentar 300 milhões de pessoas