segunda-feira, 31 de março de 2014

PERNAMBUCO - AGENTE PROTEGIDO



         Durante a passagem pelo município de Paulista, nesta noite  (31.03), o governador Eduardo Campos assinou o decreto que institui a gratificação para os agentes comunitários de saúde (ACS), no âmbito do Projeto Agente Protegido. A Lei nº 14.545 criou o Projeto em 2011, mas ela ainda não havia sido regulamentada.


       A solicitação era uma reivindicação da categoria, levada ao governador pelo deputado Waldemar Borges, que também participou da solenidade, ao lado da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado de Pernambuco (SINDACS-PE), Maria do Carmo de Miranda.


        A lei estabelece incentivo financeiro para os ACS em atividade, para a aquisição de equipamentos e produtos de proteção individual, a fim de reduzir a ocorrência de patologias relacionadas às suas atividades. O decreto também estabeleceu a coordenação do Projeto Agente Protegido à Secretaria Estadual de Saúde (SES).


     Entre outras atribuições, a SES fica responsável pela coordenação da implantação, execução e monitoramento do projeto. Também cabe a Secretaria  sistematizar as informações do credenciamento dos agentes comunitários de Saúde inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), além de monitorar a ocorrência de doenças ocupacionais no grupo de beneficiários do projeto.

LEIA MAIS:







Fotos:Arq.Felixfilmes


sábado, 22 de março de 2014

PISO DOS ACS EM ABRIL

      A expectativa é que nas datas dos dias 7 e 11 de abril de 2014 seja apresentado PL 7495/06. que definira o Piso Salarial de R$ 1.448.00 (2 SALÁRIOS MÍNIMOS) para os agentes de saúde do Brasil.

        Na quinta-feira (20/03), a CONACS participou no Auditório Nereu Ramos, do Ato Público de Valorização dos ACS E ACE, realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos ACS e ACE, presidida pelo Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE).
Com a presença de parlamentares de vários partidos, em especial, PT, PMDB, PSDB, e PPS, foi possível ouvir com detalhes as expectativas de cada partido sobre a votação do PL 7495/06, principalmente no que diz respeito a criação do chamado “BLOCÃO”, onde o PMDB vem conduzindo com outros partidos da situação e também de oposição, uma pauta de votação independente dos interesses do Palácio do Alvorada.
       Segundo, o Deputado Raimundo Gomes de Matos, está previsto a votação do Marco Civil da Internet para a próxima semana, e o presidente da Câmara Dep. Henrique Alves, já programou para a semana do dia 07 a 11 de abril, um mutirão para votação de todos os projetos que não puderam ser votados desde o mês de outubro, quando a pauta ficou trancada pela urgência constitucional do PL do Marco Civil da Internet.
       Atuante na defesa do piso salarial dos ACS e ACE, a Dep. Federal Carmem Zanotto (PPS/SC), informou  que, cada partido deverá encaminhar ao Presidente da Câmara uma lista de Projetos com prioridade para votação, e sugeriu que a principal estratégia da categoria agora deve buscar o apoio de todos esses partidos para incluírem como prioridade máxima o PL 7495/06.
        Entre os partidos que já indicaram a votação do Piso Salarial como prioridade, estão o PMDB, PSDB, PSC, PPS, Solidariedade, DEM e PSOL. Ainda NÃO fizeram suas indicações os partidos: PC do B, PSD, PSB, PT, PP, PROS, PTB, PDT e PV.
      Dessa forma a CONACS já programou a escala de trabalho de suas lideranças para as próximas 2 semanas e está previsto para o dia 08 e 09 de abril uma grande mobilização da categoria em Brasília, que deverá ser confirmada na próxima semana.


FOTOS:ArqFelixfilmes


sexta-feira, 14 de março de 2014

HPV E A VACINA GARDASIL

Existem 2 vacinas diferentes contra o HPV,
a vacina tetravalente e a vacina bivalente.


      A vacina tetravalente protege contra os vírus 6, 11, 16 e 18 e deixa a mulher protegida contra as verrugas genitais e o câncer do colo do útero. Ela é fabricada pelo laboratório Merck Sharp & Dhome e é chamada comercialmente de Gardasil.



         Já a vacina bivalente contra o HPV protege apenas contra os vírus 16 e 18, que são os maiores causadores do câncer do colo do útero, não protegendo contra as verrugas genitais. Esta é fabricada pelo laboratório GSK e é comercialmente vendida como Cervarix.


Como funciona a vacina do HPV

      A vacina do HPV é feita com a introdução de uma partícula semelhante ao vírus do HPV no organismo, que não é o suficiente para causar a doença, mas leva o organismo a produzir anticorpos contra o HPV. Assim, se o indivíduo for exposto ao vírus, seu organismo será capaz de reagir rapidamente, eliminando-o. A vacina protege do HPV por, aproximadamente, 10 anos.

     A vacinação pode ajudar a prevenir o câncer de colo do útero, mas não o trata. Por isso, visita de rotina ao ginecologista e exames ginecológicos habituais continuam sendo importantes para a saúde da mulher.


Fonte: BUTANTAN


Fotos:Arq.Felixfilmes


quinta-feira, 13 de março de 2014

SEMANA MUNDIAL DO RIM

No Dia Mundial do Rim, entidades da área de saúde
promovem hoje (13) campanhas de esclarecimento
sobre formas de prevenção de doenças renais.

Foto-Marcelo Camargo/Agência Brasil

      Membros da Associação dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) e outras entidades estão no gramado da Câmara dos Deputados para esclarecer a população. Além disso, um grande rim inflável ajuda a explicar como o órgão funciona.

Compreendendo a Doença Renal


        A maioria das pessoas nasce com dois rins, cada um do tamanho de um punho fechado. Eles estão localizados dos dois lados da coluna, logo acima do cóccix. Cada rim pesa apenas 113 gramas, mas tem um papel importantíssimo e crítico na sua saúde. Quando o funcionamento do seu rim começa a falhar, você precisa ser encaminhado e tratado por um especialista em rim. Seus rins são órgãos vitais. Pense neles como os limpadores de seu corpo: filtram os resíduos, toxinas e fluidos excedentes do sangue. Este, por sua vez, flui para seus rins através das artérias renais e sai pelas veias renais. Renal é o termo médico que significa “relacionado com os rins”. Todo dia, os rins produzem em torno de 1 a 2 litros de urina, que contém resíduos e fluidos excedentes. A urina sai dos rins através de tubos chamados ureteres e é mantida na bexiga. Depois, deixa a bexiga através de outro tubo, chamado de uretra, quando você urina. Isso é chamado de sistema urinário.

Sintomas da Insuficiência Renal

       Em alguns pacientes os rins tornam-se comprometidos e são incapazes de desempenhar suas funções normais. Você pode estar com o rim comprometido e nem perceber. Por isso a doença renal é frequentemente chamada de doença silenciosa. Apenas quando o rim está gravemente comprometido é que você vai se sentir doente. Na maioria dos pacientes as doenças renais afetam ambos os rins. Quando sua função renal está abaixo de 15% a 20% você pode começar a sentir sintomas como sensação de cansaço ou fraqueza ou perda de apetite. Então você precisará de algum tipo de tratamento para substituir algumas das funções de um rim saudável. Monitorar sua função renal é muito importante para saber qual é a velocidade do desenvolvimento de sua doença. Você e seu médico (nefrologista) serão capazes de dizer como sua condição está se desenvolvendo ao monitorar os seguintes exames:

Creatinina sérica – Um exame de sangue que mede a quantidade de creatinina, um resíduo encontrado no sangue. Um nível mais alto no sangue significa que os rins estão removendo menos resíduos do corpo.
Taxa de filtração glomerular – Uma medida da função renal calculada com a coleta de urina. Isso determina como seus rins estão filtrando os resíduos. Um número mais baixo significa que sua função renal está piorando. A taxa de filtração glomerular também pode ser estimada por equações que usam creatinina sérica, idade, raça, sexo e peso corporal. As equações mais comuns são a fórmula de Cockroft-Gault e a fórmula de Modificação da Dieta na Doença Renal (MDRD, na sigla em inglês).
Os resultados desses exames ajudarão seu médico a decidir que medidas adotar para manter você o mais saudável possível.


CONHEÇA MAIS SOBRE AS DOENÇAS RENAIS.
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:




Fotos:Arq.Felixfilmes


sexta-feira, 7 de março de 2014

VACINAÇÃO CONTRA HPV E CURSO COMEÇARÃO DIA 10 DE MARÇO

A imunização contra HPV começa
nesta segunda-feira, 10

Foto: Leo Fontes/O Tempo

       A partir desta segunda-feira, 10, a Secretaria de Saúde do Recife, dentro do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, inicia a vacinação, contra o Papilomavírus Humano (HPV), de adolescentes do sexo feminino com idade entre 11 e 13 anos. A previsão é que no Recife 36,2 mil adolescentes do sexo feminino sejam imunizadas, de um total de 253,3 mil em todo o Estado.

       A vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde do Recife, escolas públicas e privadas. Nas 765 escolas das redes municipal e privada, a vacinação será iniciada no dia 24 de março, conforme cronograma a ser divulgado pela Secretaria de Saúde do Recife. Até lá, uma carta circular será enviada aos pais das adolescentes para esclarecimentos sobre a importância da vacinação contra o HPV. Caso os pais não autorizem a vacinação da adolescente, será preciso assinar o ‘Termo de Recusa de Vacinação contra HPV’, que será distribuído pela escola.

       As meninas deverão tomar três doses, sendo a segunda com seis meses, que será em setembro de 2014, e a terceira com 60 meses, ou seja, com cinco anos após a primeira dose. O objetivo da vacinação é prevenir o câncer do colo do útero, reduzindo a mortalidade por essa doença. A meta é vacinar 80% da população alvo, gerando, inclusive, uma imunidade coletiva.

       Papilomavírus Humano (HPV) – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Outras informações:

· O público-alvo desta vacina, no ano de 2014, será de adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 a 13 anos de idade;
· A vacinação deverá acontecer em Unidades Básicas de Saúde, como rotina, e em escolas públicas e privadas;
· O Ministério da Saúde adotará o esquema composto por 3 doses: 0, 6 e 60 meses;
· A administração da 1ª dose terá início em 10 de março de 2014, a 2ª dose no mês de setembro e a 3ª dose está prevista para 5 anos após a 1ª dose.



Curso da Universidade Aberta do SUS
capacita para vacinação contra o HPV

      A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançou o curso Capacitação - Vacinação contra o HPV. O objetivo é capacitar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, especialmente os que irão atuar na Campanha de Vacinação contra o HPV, que será lançada no dia 10 de março em todo o Brasil. Outros profissionais podem acessar ao curso por meio do link Acesso como Visitante.

     Nesse curso, serão apresentados os aspectos relacionados ao papilomavírus humano, bem como a sua relação com o câncer do colo do útero. Os profissionais de saúde serão instruídos, ainda, sobre as ações necessárias à operacionalização da campanha de vacinação e os aspectos relacionados ao registro nominal da vacinação e à cobertura vacinal. 

      O curso é auto instrucional e será oferecido na modalidade a distância. A carga horária é de 15 horas/aula, podendo ser desenvolvidas em até 60 dias. As inscrições podem ser feitas até 30 de março.



Fotos:Arq.Felixfilmes


quarta-feira, 5 de março de 2014

SAIU A PORTARIA DO MS - SOBRE O NOVO INCENTIVO

PORTARIA Nº 314, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014
MINISTÉRIO DA SAÚDE



GABINETE DO MINISTRO


Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional da Atenção Básica e dispõe como responsabilidade do Ministério da Saúde, a garantia de recursos financeiros para compor o financiamento da atenção básica; e

considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referente aos Agentes Comunitários de Saúde, resolve:

Art. 1º - Fica fixado em R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS) a cada mês o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família.

Parágrafo único - No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no "caput" deste artigo.

Art. 2º - Fica definido que os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.2015.20AD - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família (Plano Orçamentário 0006 - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família).

Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência janeiro de 2014.

ARTHUR CHIORO



Fotos: Arq.Felixfilmes