sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PQA VS - IMPLANTADO PARA MELHORIA DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE - ACE

Programa de Qualificação das Ações
de Vigilância em Saúde ( PQA VS )


Para o que servirá o PQA VS ?

        Para qualificar a atenção à saúde a partir do princípio da integralidade é fundamental que os processos de trabalho sejam organizados com vistas ao enfrentamento dos principais problemas de saúde-doença das comunidades e com ações de promoção e vigilância em saúde efetivamente incorporadas no cotidiano das equipes de Atenção Básica/Saúde da Família de todo este imenso Brasil.


          Com a revisão do financiamento das ações de Vigilância em Saúde pactuada na CIT ainda em 2012 e publicação em breve da Portaria que substituirá a Portaria 3252 de 22 de dezembro de 2009, será instituído o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, que tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde no âmbito municipal e estadual. 
     A presente Nota Técnica apresenta 2 minutas de Portaria para instituição e normatização deste Programa, bem como do incentivo financeiro do Piso Variável de Vigilância em Saúde - PVVS, previsto para sua implementação. O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS, tem o objetivo de induzir o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde, com as seguintes diretrizes:
• Estimular processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde que envolva a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos estados, Distrito Federal e municipios, na vigilância em saúde;
• Caráter voluntário para a adesão tanto pelos estados, Distrito Federal e municipios;
• Desenvolver cultura de negociação e contratualização, que implique na gestão dos recursos em função dos compromissos e resultados pactuados e alcançados.


PARA SABER MAIS SOBRE O PQA VS VEJA OS LINKS ABAIXO:




Fontes: BRASIL SUS
            BVS MS







Fotos: Arq.Felixfilmes




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CONHEÇA E VOTE CONSCIENTE

Esse ano o Brasil tem mais de 20 mil candidatos.
Já sabe quem são eles? Conheça e vote consciente.


         Em parceira com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o BLOG SOMOS A REDE ESTAMOS NA REDE e o Google lançaram uma plataforma digital para auxiliar os eleitores.
             O site traz informações oficiais sobre candidatos (a presidente e a governador) a partir de informações do sistema “Divulgacand” da Justiça Eleitoral.

Para conhecer os candidatos clique nas imagens abaixo.

                                                             




                                                                      




BAIXE O CODIGO ELEITORAL

BAIXE AS INSTRUÇOES
DO TSE

GUIA DO ELEITOR



Fonte: TSE




Fotos: Arq.Felixfilmes



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

EXAME DE URINA PODE DETECTAR O HPV

Um simples exame de urina pode ser uma alternativa não invasiva e mais barata para diagnosticar a presença do vírus do papiloma humano (HPV), que em alguns casos pode levar o câncer de colo do útero, segundo as conclusões de uma nova pesquisa.

Exclusivamente para mulheres
sexualmente ativas

                     

         Atualmente, os médicos recomendam o papanicolau para prevenir e diagnosticar esse tipo de câncer. Parte do exame consiste em coletar células do colo do útero e procurar pelo DNA dos diferentes tipos do vírus HPV, incluindo aqueles associados a um maior risco da doença.


Conclusões — O novo estudo, realizado na Queen Mary University of London, na Grã-Bretanha, analisou outras 14 pesquisas feitas com cerca de 1 500 mulheres que sugeriram a possibilidade de um exame de urina ser usado para detectar o HPV. Os autores concluíram que o teste, que ainda não está disponível para uso clínico, é eficaz em diagnosticar o vírus em 87% dos casos e em acertar o diagnóstico negativo 97% das vezes.


          Apesar disso, estudo indicou que o papanicolau continua sendo mais eficaz do que o teste de urina. Por exemplo, a capacidade de o exame de urina detectar os tipos 16 e 18 do HPV, que são os mais associados ao câncer de colo do útero, é 27% menor do que a do papanicolau. 

      "A detecção dos HPV na urina é um método não invasivo, de fácil acesso e mais aceitável para as mulheres", escreveram os autores no artigo. Segundo eles, essa abordagem pode favorecer pacientes que, por algum motivo, são reticentes em realizar o papanicolau. Além disso, por ser mais barato, o teste é uma alternativa mais viável para diagnosticar o vírus em países mais pobres e com carências em suas infraestruturas de saúde.


Introdução
     O papilomavírus humano (HPV) é uma das mais comuns doenças sexualmente transmissíveis. Até 80% das mulheres sexualmente ativas são infectadas em algum momento de suas vidas e de 10-20% desenvolvem infecção persistente. infecção com tipos específicos de HPV tem sido associada com o desenvolvimento de câncer cervical, uma doença prevenível e tratável para que exames de rotina utilizando um método baseado citologia cervical é utilizado para detectar neoplasia intraepitelial cervical (NIC) pré-cancerosas. Apesar de rastreio, o cancro do colo do útero ainda é o tumor maligno mais comum em mulheres com idade inferior a 35 anos, e tem havido uma tendência de queda na cobertura da seleção nesta população.Isso pode ser em parte devido a triagem atual por amostragem citologia cervical é invasivo, é demorada e requer um médico.


          A detecção do HPV no colo do útero está sendo testado como um novo método de rastreio do cancro do colo do útero e é recomendado para prevenção secundária. Isto é baseado em quatro estudos randomizados controlados e uma análise conjunta destes, que mostrou que a detecção do HPV é mais protetor contra grau 3 CIN e câncer cervical invasivo em relação aos métodos de rastreamento atuais. No entanto, ações de detecção do HPV cervical muitos dos problemas dos programas de rastreio atuais citologia em base. Ainda é invasivo e demorado e não consegue resolver o problema da fraca absorção de triagem. A detecção de HPV em que a urina oferece um método mais acessível e aceitável. Também pode ser utilizada para programas de vigilância HPV pós-vacinação, onde o exame pélvico não é prático. Comentários publicados avaliando a detecção de HPV urina concluir que a coleta de urina é uma alternativa viável para a amostragem cervical. No entanto, eles não incluem uma meta-análise de precisão do teste. Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise para determinar a precisão da detecção de HPV na urina em comparação com o colo do útero em mulheres sexualmente ativas.

Objetivo Para determinar a precisão dos testes de DNA vírus do papiloma humano (HPV) na urina para a detecção do HPV cervical em mulheres sexualmente ativas.


Projete revisão sistemática e meta-análise.

Fontes de dados Pesquisas de bases de dados eletrônicas, desde a concepção até dezembro de 2013, o controlo das listas de referência, a busca manual de edições recentes de revistas relevantes e contato com especialistas.

Os critérios de elegibilidade Teste estudos de precisão em mulheres sexualmente ativas que compararam a detecção do DNA do HPV urina com a detecção do DNA do HPV cervical.

Extração de dados e síntese dos dados relativos às características dos pacientes, o contexto de estudo, o risco de viés e precisão do teste. 2 × 2 tabelas foram construídos e sintetizados por efeitos mistos bivariadas meta-análise.

Resultados 16 artigos relatando em 14 estudos (1443 mulheres) eram elegíveis para a meta-análise. A maioria dos métodos de reação em cadeia da polimerase comerciais em primeiras amostras de urina sem efeito. Detecção de urina de qualquer HPV tinha uma sensibilidade combinada de 87% (95% intervalo de confiança de 78% para 92%) e especificidade de 94% (95% intervalo de confiança de 82% para 98%). Detecção de urina de HPV de alto risco teve uma sensibilidade combinada de 77% (68% a 84%) e especificidade de 88% (58% a 97%). Urina de detecção de HPV 16 e 18 tinham uma sensibilidade combinada de 73% (56% a 86%) e uma especificidade de 98% (91% a 100%). Metaregression revelou um aumento na sensibilidade quando as amostras de urina foram coletadas como primeiro nula em comparação com aleatório ou midstream (P = 0,004).

Limitações As principais limitações desta revisão são a falta de um método estritamente uniforme para a detecção de HPV na urina e da variação na precisão entre os estudos individuais.

Conclusões Teste de urina para HPV parece ter boa precisão para a detecção de HPV cervical, e testando primeiras amostras de urina vazio é mais preciso do que a amostragem aleatória ou midstream. Quando a detecção de HPV cervical é considerada difícil em subgrupos particulares, exames de urina deve ser considerada como uma alternativa aceitável.

Pesquisadores pedem “cautela”

Os pesquisadores reconhecem, entretanto, que os resultados devem ser interpretados com “cautela”, em razão das variações existentes entre os diversos estudos e a ausência de “um método uniformizado de detecção do HPV na urina.” Por enquanto, o Papanicolau continua sendo insubstituível. Hoje, a maior parte dos países ocidentais determina que o exame deve ser feito a cada três anos para evitar o câncer do colo do útero.

Cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas já foram infectadas pelo HPV, mas apenas entre 10 e 20% desenvolvem uma infecção que poderá, em alguns casos, se transformar em um câncer uterino. Apenas 13 cepas do vírus são oncogênicas e passíveis de originar lesões invisíveis a olho nu, que sem tratamento, podem se tornar malignas. A existência do vírus foi descoberta nos anos 90.



            SITE ( VIRUS HPV )






Fotos: Arq.Felixfilmes


domingo, 14 de setembro de 2014

ELEIÇÕES COREN - 2014 RESULTADO FINAL

RESULTADO FINAL
DAS ELEIÇOES DO COREN - 2014





PARABÉNS A TODOS
QUE PARTICIPARAM
DESTE NOVO
MOMENTO DA DEMOCRACIA
BRASILEIRA

AGRADECEMOS AO COFEN
POR NOS CEDER GENTILMENTE
O LINK PARA A VOTAÇAO


AGRADECEMOS A TODOS
OS ELEITORES
QUE UTILIZARAM NOSSO BLOG
PARA A VOTAÇÃO
NA MADRUGADA DO SÁBADO PARA O DOMINGO
FORAM 24 HORAS NO AR.

É A SAÚDE VOTANDO DE NOVO

SOMOS A REDE
ESTAMOS NA REDE
A REDE SUS.


****************************************

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ELEIÇÕES COREN - UM MÉTODO INOVADOR

Eleições do Conselho Regional de Enfermagem
ocorrem com método inovador


     Das 08 horas da manhã deste sábado (13) às 08 horas da manhã do domingo (14), ocorrem as eleições do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. Este ano, o pleito será realizado de maneira inédita no Sistema Conselho Federal de Enfermagem/ Corens: os eleitores poderão escolher os representantes da categoria para a gestão 2015/2017 votando pela internet, através do site www.votaenfermagem.com.br.

                


     O novo método eleitoral foi escolhido pelo Cofen que determinou as regras do processo. Uma senha será enviada à residência do inscrito e o mesmo deve acessar o site para votar. Em Pernambuco, aproximadamente 35 mil profissionais estão aptos a participar, tendo em vista que para estar habilitado, o associado precisava estar adimplente com o Coren-PE no dia 18 de julho, de acordo com a data estabelecida pela Decisão Cofen Nº 0104/2014.


     Segundo a presidente do Coren-PE, Dra. Simone Diniz, o método é seguro: “ O inscrito recebe no endereço cadastrado no Coren-PE, a senha de votação e só usa uma vez. Esse método já utilizado pelo Conselho de Administração, entre outras entidades.”

  No mesmo período ocorrem processos eleitorais em todos os Conselhos Regionais de Enfermagem.
  O VOTO É OBRIGATÓRIO, e o não cumprimento incorre em multa ao Profissional de Enfermagem.
   É fácil votar, todos os profissionais de Enfermagem devidamente inscritos e adimplentes com suas anuidades, receberão pelos correios, uma senha provisória para votação.
Após o recebimento da senha é aconselhável, por questões de segurança, que o profissional altere-a, para isso basta:
Acessar o site da eleição: www.votaenfermagem.org.br;
Selecionar a opção “Altere aqui a sua senha”;
No dia da eleição, após abertura do período de votação, os profissionais de enfermagem poderão votar de qualquer lugar, basta seguir os seguintes procedimentos:
Acessar o site da eleição: www.votaenfermagem.org.br;
Se identificar (número de registro no Coren e/ou CPF);
Fornecer a senha;
Seleciona a Chapa em que deseja votar entre os exibidos pelo site;
Confirmar o voto na Chapa selecionada;
O eleitor receberá um comprovante de votação;
O profissional de Enfermagem inscrito em mais de uma categoria, deverá efetuar o procedimento de votação por até três vezes, utilizando as respectivas senhas recebidas, nas três categorias profissionais (Enfermeiro, Técnico e Auxiliar), conforme determina o Art. 8º, § 2º, do Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem.




Fonte:      








Fotos: Arq. Felixfilmes




SINDACS-PE EM VISITA AO MINISTÉRIO DA SAÚDE - SOBRE O CBO DOS ACE

Representantes do SINDACS-PE
estiveram nesta sexta ( 12/09 )
em reunião no Ministério da Saúde


       Às 09:00H. desta sexta-feira foi realizada uma reunião no Ministério da Saúde em Brasília, onde estiveram na representação do SINDACS PE, Adriano Martins Vice presidente, Alexsandro Lopes Sec. de Articulação com os Municípios, Jorge Alberto Sec. Geral da FENASCE. A SVS/MS (Secretária de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde) através do Secretário Jarbas Barbosa, a Coordenadora Geral de Gestão da SVS Elizete Duarte e a Sec. Adjunta da SVS Mariana Rezende.


       O Secretário Jarbas Barbosa falou da criação de um G.T através da portaria 1833 de 02/09/2014 do MS, que tem a finalidade de regulamentar o Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, além de tratar dos parâmetros que indicará o número de profissionais ACS e ACE que cada município terá. Com isso se tornará possível planejar o Curso Técnico de Vigilância em Saúde para os ACE e aperfeiçoar os critérios do PQAVS.


   O SINDACS-PE, propôs  a criação de um CBO específico, segundo a SVS há uma necessidade de consultar o MTE (Ministério de Trabalho e Emprego) para que se possa criar o CBO específico do ACE, pois já existem vários códigos similares.



     Será realizada uma nova reunião em Brasília com o SINDACS PE, FENASCE, SVS/MS e a SEGTES do MS para discutir a questão dos recursos para a formação dos ACE.




BAIXE OS LIVROS DA CBO




Fonte: MTE-CBO




Fotos:Arq.Felixfilmes



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MS CRIA GT PARA A REGULAMENTAÇAO DO PISO DOS AGENTES DE SAÚDE

Ministério da Saúde cria Grupo de Trabalho
para a regulamentação da Lei 12.994


       O Ministério da Saúde (MS) publicou a Portaria 1.833/2014, nesta quarta-feira 3 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU), que institui Grupo de Trabalho (GT) Tripartide para elaborar proposta de regulamentação da Lei 12.994/2014. São cinco atribuições para este grupo, a primeira é propor diretrizes para implementação da Lei do Piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) além de dispor parâmetros referentes à quantidade máxima de agentes passível de contratação em função da população e peculiaridades locais.

  



          As outras três atribuições são de apresentar tipologia de vínculos de trabalho para a contratação dos agentes, propor mecanismos de monitoramento do modo de contratação dos agentes e selecionar critérios para a concessão do incentivo financeiro da União. Além da composição dos membros, a Portaria estipula prazo de 90 dias para que o GT apresente uma proposta regulamentária da Lei.

Portaria 1.833 do GT




ACOMPANHE O PROCESSO NOS LINKS ABAIXO:










Fotos: Arq.Felixfilmes