terça-feira, 31 de março de 2015

Gestores de todo o País discutem a Atenção Básica



        Entre os dias 25 e 27 de março, Brasília foi palco do V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica, que teve como tema “Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva”. O evento reuniu convidados da gestão da Atenção Básica dos estados e municípios, departamentos do Ministério da Saúde, conselhos de saúde e universidades parceiras.

       Compondo a mesa de abertura, estavam o ministro da Saúde, a secretária de Atenção à Saúde, além dos representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). Representantes de todas as diretorias da SAS e demais secretarias do Ministério da Saúde estavam presentes na plateia e, na ocasião, várias autoridades se pronunciaram sobre a necessidade de reiterar as parcerias, promover a integração das informações para atender às diferentes necessidades dos municípios e aperfeiçoar as políticas que já existem na Atenção Básica.


       Para o presidente do Conasems, José Fernando Monti, a Atenção Básica deve ser vista como prioridade no SUS. “Se não houver um atendimento de qualidade e eficaz na Atenção Básica, não teremos SUS”, provoca.


     A secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Lumena Almeida Castro Furtado, chamou a atenção para vários pontos que foram abordados no V Fórum. Ela ressaltou a importância de se trabalhar em conjunto, de forma articulada e integrada para fazer com que as políticas já existentes possam funcionar de forma mais eficaz. “Mais importante que criar novas políticas e portarias é podermos aprofundar o que existe. O Fórum permite que se faça essa reflexão visando melhorar o atendimento nos municípios”, disse.

     Lumena lembrou também que os municípios, assim como as várias áreas da saúde, possuem diferentes necessidades. Assim, para que seja possível aprimorar os serviços, é necessário aderir ao Programa de Melhoria e Acesso à Qualidade (PMAQ).


     Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, os desafios da Atenção Básica são enormes e complexos. Quando os serviços são bem executados, são resolutivos e criam vínculo entre o profissional de saúde e o usuário. Após 27 anos de criação do SUS, ainda existe uma boa distância entre a Atenção Básica tal como é idealizada – com equidade – e a real. Mesmo assim, os avanços são notórios e devem ser reconhecidos, tanto no âmbito do atendimento, nos financiamentos, na qualificação, nos processos de aprimoramento e na inclusão social. “Quem luta no SUS não se aposenta, é uma doença crônica!”, brincou.

      O ministro também falou sobre o processo de informatização e conectividade de todas as unidades básicas de saúde. Destacou o e-SUS AB como promessa de agilidade, monitoramento e avaliação dos serviços ofertados na Atenção Básica, que vem para simplificar o dia a dia de gestores, profissionais e usuários da saúde.





















Fotos: Arq. Felixfilmes








quinta-feira, 26 de março de 2015

IMPLANTADO O CBO DOS ACE NA NOVA VERSÃO DO SCNES - 2015/2016

NOTA TÉCNICA CONJUNTA - SAS
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
E
SECRETARIA DE ATENÇÃO BÁSICA

PUBLICADA HOJE ( 26 DE MARÇO DE 2015 )
ESCLARECE...

 NOTA TECNICA CBO ACE-2015-16



NOS LINKS ABAIXO PÁGINAS DO DOU - 12.02.2015 REFERENTE A MATÉRIA

1-CAPA
2-PAG-51
3-PAG-52








Fonte: SCNES-DATASUS




Imagens: ArqFelixfilmes




quarta-feira, 25 de março de 2015

COMO PREENCHER AS FICHAS DO E-SUS



       O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. 

PARA MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE O PREENCHIMENTO DAS FICHAS EM PAPEL EIS OS VÍDEOS COM UMA LINGUAGEM DE ABRANGENTE.

FICHA DE CADASTRO DOMICILIAR

________________________________


FICHA DE CADASTRO INDIVIDUAL

__________________________________________


FICHA DE VISITA DOMICILIAR

_________________________________________


FICHA DE ATIVIDADE COLETIVA

___________________________________________


FICHA DE PROCEDIMENTOS

















Fotos e videos: Felixfilmes