Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias podem ganhar direito à aposentadoria e prioridade para adquirir um imóvel pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Uma proposta da Câmara (PLC 210/2015) com esse objetivo foi aprovada nesta terça-feira (10) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e ainda precisa passar pela análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e depois pelo Plenário do Senado.
Prioridade de atendimento no Programa Minha Casa Minha Vida, adicional de insalubridade, facilitação na realização de cursos profissionalizantes e ajuda de custo no transporte para participar das aulas.
Esses são alguns dos benefícios para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias previstos em projeto (PLC 210/2015) aprovado nesta terça-feira (10) na Comissão de Educação (CE). A proposta, relatada por Otto Alencar (PSD-BA), segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Cursos profissionalizantes
O projeto determina que os cursos técnicos de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias poderão ser financiados pelo Fundo Nacional de Saúde. Pela proposta, os agentes que ainda não tiverem concluído o ensino médio serão incluídos em programas que ampliem a escolaridade e ofereçam profissionalização. Os agentes que participarem desses cursos também farão jus a uma ajuda de custo para transporte escolar.
Todo o tempo de contribuição durante a realização dos cursos deverá ser considerado para fins previdenciários, desde que vinculado ao recolhimento da contribuição previdenciária respectiva, assegurando a contagem recíproca do tempo de contribuição para fins de aposentadoria e demais benefícios da Previdência Social.
Adicional de insalubridade
A proposta determina ainda que o exercício dessas funções em condições insalubres, de forma habitual e permanente, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelos Ministérios do Trabalho ou da Previdência, deverá assegurar aos agentes o adicional de insalubridade. O projeto também confere prioridade de atendimento aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias no Programa Minha Casa Minha Vida.
— No que se refere ao ensino profissionalizante, esperamos que, com as medidas decorrentes da aprovação desse projeto, uma proporção considerável de novas vagas seja direcionada para a formação dos agentes — afirmou Otto Alencar durante a discussão da proposta.
A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) também reconheceu a importância do projeto para esses profissionais:
— É um projeto relevante de verdade. Estende direitos trabalhistas a funcionários muito importantes da área da saúde sem esquecer da qualificação.
CONFIRA ABAIXO OS VIDEOS DO SENADO
TVSENADO
SENADOR OTTO ALENCAR
E A CONACS
AS IMAGENS ABAIXO SÃO
DO RELATÓRIO APROVADO
NA CE DO SENADO
Baixe o PARECER DA COMISSÃO
FONTE: Agência SENADO
Redação e Imagens: Divisão de Comunicação deste blog
Gostaria de saber se essa lei regulamenta o aumento do nosso piso salarial, pois presidente vetou o artigo que tratava do reajuste anual do nosso piso.
ResponderExcluirColega Elvis, o PL-1628 é exclusivo ao tema aposentadoria e indalubridade, nao tem nada haver com outro tema. sobre o reajuste do piso dos agentes de saude é o PL-2507 que esta engavetado de agosto de 2015 na câmara federal. Acho que voce deve ter visto a consequencia de agregar um tema piso na medida provisória 712. lembra?? ( foi rejeitado este procedimento. ) portanto acompanhe as postagens aqui e nos grupos do face ok?? e converse com os colegas de equipe sobre as novidades que posto ok?? obrigadoo pela atençao e compreensão.
Excluir