sábado, 30 de setembro de 2017

4 DE OUTUBRO - DIA DO ACS



      O Dia do Agente de Saúde é festejado anualmente em 4 de Outubro. Amigos de todas as famílias, sejam elas pequenas ou grandes, os agentes de saúde estão sempre à disposição para ajuda-las.


      Vamos saber mais sobre o trabalho dos Agentes de Saúde e um pouco da sua história e origem. Para entendemos melhor a sua origem, vamos voltar um pouco no tempo.

     Os primeiros Agentes Comunitários da Saúde, não foram os médicos, mas sim os que cursavam níveis técnicos ou elementares. Eles (Técnicos ou Elementares) foram os primeiro Visitadores Sanitários no século XIX, prometendo iniciar uma campanha de saúde pública no século XX. Os mesmos que faziam visitas e vincularam as campanhas de saúde pública, eram responsáveis também pelo controle de endemias, surtos da peste bubônica e febre amarela, entre outros. Faziam esses tipos de trabalhos em todas as casas, inclusive em áreas rurais, onde precisava e ainda precisam de bastante atenção. Pois como se sabe, zona rural fica muito distante da cidade para ter os atendimentos mensais obrigatórios.


     Hoje em dia no Brasil são identificados esses profissionais ou técnicos, na Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), dando resultado na fusão do (DENERu) Departamento Nacional de Endemias Rurais, fazendo grandes progressos na Campanha de Erradicação da Malária e Campanha de Erradicação da Varíola.


      O procedimento de fiscalização em residências começou nas missões imperais na Rússia, por volta do século XVIII (18), executando tarefas de higiene e à saúde dos soldados. Lembrando que esse procedimento também servia para a população civil. Outra teoria supõe que deu o inicio ao trabalho do Agente de Saúde na China, eram chamados de Médicos de pés Descalços, logo no começo de 1950. Mas nos Estados Unidos (EUA) iniciou-se a Saúde Comunitária com ajuda de médicos assistentes na década de 60 e 70.


      No Brasil, os Agentes da Saúde se tornaram um fator de extrema importância para o país, dando ao inicio da primeira experiência no (PSF) Programa de Saúde da Família. Em 1991, foi criado o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) pelo (ACS) Agente Comunitário de Saúde, fazendo parte do procedimento da construção do Sistema Único de Saúde, criando a norma aproximadamente 1988. Os Agentes têm o papel de recolher informações necessárias para monitora a condição de vida. A escolha da pessoa (Agente), para efetuar o serviço, não pode ser qualquer uma. Mas sim, a pessoa que convive ou convivia no bairro, tendo uma boa relação com os vizinhos ou ex-vizinhos, tentando encontrar o verdadeiro problema na comunidade.   
        Todos os municípios adotaram os Agentes Comunitários, criando o (PACS) Porgrama de Agentes Comunitários de Saúde, passando-o pelo PSF.


          A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi criada pela Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele realiza atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.
Ser Agente Comunitário de Saúde (ACS) é antes de tudo, ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes.
        Ser agente comunitário de saúde é ser povo, é viver dia a dia a vida da comunidade. È ser elo entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde.


     São instrumentos de trabalho do ACS: a entrevista, a visita domiciliar, o cadastramento das famílias, o mapeamento da comunidade e as reuniões comunitárias.
O ACS precisa desenvolver habilidades para lidar com o seu tempo, com o excesso de tarefas, com as críticas, com a dificuldade de preservar o seu espaço familiar e o tempo de descanso com a ação de seu trabalho, ou  seja, precisa aprender a separar a sua vida particular com a sua função de agente comunitário.


       Devido ao vínculo  com a comunidade os ACS são essenciais nas atividades relacionadas à informação e comunicação em saúde porque  estão inseridos nas comunidades e são indivíduos com os quais o cidadão pode se identificar mais rapidamente, numa relação confiável, característica essencial quando a temática é saúde. Propiciando juntamente com os demais profissionais da Equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) uma intervenção mais efetiva nos fatores agravantes a saúde do indivíduo.


      Dia 4 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.
       Tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.
Entre as principais funções do agente está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções.
     O trabalho passa por todos os aspectos da família. Pessoas com deficiência, por exemplo, podem ter dificuldade no convívio familiar, na participação na comunidade, na inclusão na escola, no mercado de trabalho, no acesso a serviços de saúde, sejam estes voltados à reabilitação ou consultas gerais. Conhecer essa realidade, envolver a equipe de saúde e a comunidade na busca de recursos e estratégias que possibilitem superar essas situações são atitudes muito importantes que podem ser desencadeadas pelo agente, repercutindo na mudança da qualidade de vida e no aumento de oportunidades para essas pessoas na construção de uma comunidade mais solidária e cidadã.
Enfim, o Agente de Saúde auxilia na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região. Comprovadamente, o atendimento realizado de maneira mais humanizada traz melhores resultados para a saúde da população, pois favorece o estabelecimento de uma relação de confiança entre o profissional e usuário, aumentando vínculo e a adesão ao tratamento.


      O Agente Comunitário de Saúde é a base da Estratégia de Saúde da Família. Sem o ACS não tem ESF. Ele está na linha de frente deste campo de batalha que é o cuidado com a saúde da população. No acolhimento, no cadastramento, na entrega  do exame, no acompanhamento...
       É a base, sustenta todo o peso dos maus hábitos que fazem adoecer, sustenta o peso da miséria, das tragédias pessoais, do descaso ou do descuido. Não tem mais vida própria: sai na rua e vem um querendo o resultado do exame que não chegou; outro querendo remarcar uma consulta a qual ele esqueceu de comparecer... e é DOMINGO, dia do descanso! Isto quando não vão à sua casa, tarde da noite, querendo alívio para suas dores...

        É a base, mas não é chão: não foi feito para ser pisado; nem xingado, maltratado. Tem que ser respeitado. A vida não é fácil: se revolta com o sistema demorado e imperfeito, se entristece quando um paciente larga o tratamento de tuberculose no meio, chora quando morre um outro... papelada atrasada, computador travou, sistema fora do ar...

        Mas nem tudo é tristeza: se alegra com o nascimento, com a cura de algum enfermo, com um copo de água oferecido numa visita domiciliar... alguém que diz simplesmente:
- Bom dia! - Por favor! - Obrigado!
       Mas são estas pequenas e fugazes alegrias que renovam suas forças e lhe fazem seguir em frente, acalentando o acamado, dando esperança ao desesperançado,acolhendo o adoentado, sustentando o maltratado. É isto que faz a diferença e coloca você num lugarzinho especial dentro dos nossos corações.

NOSSA HOMENAGEM

       Homenagear os agentes comunitários de saúde (ACS) é reconhecer e divulgar o eficiente trabalho que estes servidores públicos municipais vêm desenvolvendo em nossos municípios na construção do Sistema Único de Saúde. É indispensável o serviço desses profissionais para o sucesso da Estratégia em Saúde da Família e na prevenção e acompanhamento de doenças crônicas e degenerativas.
- Ser agente de saúde é ser povo, é ser comunidade, é viver dia-a-dia a vida daquela comunidade.
- É ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde para melhorar suas condições de vida.
- O agente comunitário é o mensageiro de saúde de sua comunidade.
 Os agentes fazem visitas domiciliares mensalmente nos municípios, e acompanham o dia-a-dia das famílias. São profissionais que percorrem as ruas dos bairros e do centro, visitando famílias, levando cidadania.
   Muitas vezes esses profissionais enfrentam sol quente e adversidades, mas exercem o seu papel de orientador. Os agentes comunitários de saúde são o "termômetro" da saúde brasileira, disso, todos são testemunhas.
   Pois, no âmbito da saúde, só eles conhecem de perto a realidade e a intimidade das famílias. Há determinado momentos em que esse profissional de feitos heróicos é mal interpretado por pessoas que desconhecem o seu real papel. Mesmo assim, o ACS não se dá por vencido e segue adiante na caminhada do seu cotidiano.
   Por isso, o blog SOMOS A REDE ESTAMOS NA REDE, parabeniza e agradece a esses profissionais que colaboram para que a saúde em nossos municípios ofereça carinho, dignidade aos seus usuários.


Marcos Felix - ACS Recife-PE e administrador deste blog.







HISTÓRICO DAS CONQUISTAS DOS ACS/ACE





















Redação e Imagens: Divisão de Comunicação deste blog.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário