terça-feira, 30 de abril de 2013

Alinhe os seus valores

Tire o máximo de proveito da sua própria vida
                                                                                                                                                                 Marcos Felix-ACS-Recife-PE



            Em nosso dia a dia de ACS procuramos vivenciar o acolhimento de nós com as famílias que visitamos sistemáticamente e nos sentimos que não somos acolhidos nem mesmo pela nossa família, nossos colegas, nossos gestores e por fim ficam as nossas dúvidas com relação aos nossos valores.
           Por vezes, o que mais atrapalha a nossa vida é o nosso estado de dúvida, de incerteza e de confusão. Quando não sabemos bem que caminho tomar, que possibilidades escolher, que decisão optar, ficamos num estado de conflito interno. Este conflito interno pode corroer-nos por dentro, retira-nos autoconfiança, ficamos fragilizados e à mercê da divagação mental que nos pode empurrar para um estado elevado de confusão. Neste estado de ser, geram-se sentimentos de mal-estar, de angústia, e por vezes de desesperança. Num estado mais problemático, instala-se a ansiedade. A vida não toma o rumo pretendido e mais parece andar à deriva. Mas perante tal cenário, o que pode ser feito para restaurar o equilíbrio emocional e ficar seguro das decisões a tomar?

A RESPOSTA ESTÁ CONTIDA NA CLARIFICAÇÃO DOS VALORES

               O que significa tirar o máximo proveito da sua vida? Acredito que significa fazer coisas que estão alinhados com os seus valores, com as coisas que são mais importantes para você. A chave é estabelecer e ficar ciente do seu próprio conjunto de valores. Exemplos de valores pessoais são:

    Divertimento
    Ajudar os outros
    Interagir com os outros
    Aprendizagem
    Honestidade
    Justiça
    Amizade
    Realização pessoal
    Igualdade
    Conforto

           As nossas escolhas, decisões, ações, pensamentos e sentimentos sofrem um influência direta dos nossos valores pessoais. Aquilo que atribuímos maior significado ao longo da vida ou num determinado momento, joga um papel tremendamente poderoso na orientação que nos dá para dirigirmos a nossa vida. Se não sabemos bem aquilo que valorizamos, aquilo a que damos significado, certamente iremos ficar confusos nas decisões a tomar, ou tomar decisões que não nos servem e que podem vir a comprovar-se como catastróficas para a nossa vida. Para que você possa tirar o máximo proveito da sua vida, importa saber com o máximo de precisão possível quais são os valores pelos quais se rege.

ALINHE A SUA VIDA COM OS SEUS VALORES

           Uma vez que você tenha uma boa compreensão dos seus valores pessoais, importa que sejam o móbil orientador das suas ações. Como referi anteriormente, quando não temos bem ciente os nossos valores, ou as coisas na nossa vida que nos motivam, que mexem connosco e que nos fazem sentir bem, ou ao invés, que nos fazem sentir mal, podemos seguir por caminhos que nos dificultam a vida ou que nos conduzam a problemas.

           Quando fizer uma avaliação realista do impacto que os seus valores têm na sua vida e começar a fazer mudanças constantes bem alinhadas com os seus valores, certamente estará a aumentar a probabilidade de ser bem sucedido. No entanto, por vezes, cometemos alguns erros que podem assombrar a materialização dos nossos valores nas nossas atividades do dia a dia.

Em seguida apresento alguns desses erros:

1) Viver de acordo com os valores de outras pessoas. Isto é, quando você investe o seu tempo e esforço fazendo algo que outras pessoas ou a sociedade em geral dizem que você deve ou tem de fazer, mas isso realmente não coincide com os seus valores. Por exemplo, ter que construir uma família, porque é isso que a maioria das pessoas faz, apesar de, pessoalmente, você realmente não querer uma família nem ter necessidade disso para ser feliz. É por isso que é importante ter clareza sobre o que importa para você, e avaliar as ações que toma com base nos seus próprios valores.

2) Gratificação instantânea. Isto é, quando você faz algo que satisfaça rapidamente um dos seus valores, embora existam alternativas que exigem mais tempo e esforço, mas em termos de qualidade são radicalmente melhor. Por exemplo, conversar com um amigo no Facebook quando você pode convidá-lo a sair e conversar cara a cara. Embora a segunda opção possa ser muito mais gratificante se a conexão for um valor importante para você, ter que convidá-lo, sair de casa, e ir a algum lugar para conhecê-lo atrasa a gratificação, mas vale a pena.

3) Não sair da sua zona de conforto. Isso significa fazer as coisas pelo seguro sem correr alguns riscos ou incertezas nos resultados, em vez de desafiar a si mesmo. Certamente alguns dos seus valores pessoais para serem expressos ou materializados, necessitam que você alargue as suas experiências, interrelações e oportunidades.

Por exemplo, talvez você valorize a liberdade financeira, e poderia conseguir alcançá-la iniciando o seu próprio negócio e transformá-lo num sucesso. Mas isso implica correr alguns riscos e incertezas, e você teme isso, optando por ficar no seu trabalho das 9h às 17h, que é confortável, mas não em termos de progressão na carreira e no incremento financeiro.

CAMINHAR PELA VIDA: ESTRATÉGIAS CAPACITADORAS

Qual é a maneira mais rápida de obter o que você quer? Arrisco a dizer que é saber o que quer. À primeira vista pode parece muito simplista, mas tal como eu, provavelmente também você poderá constatar que muitas pessoas estão frustradas vivendo uma vida que elas não querem. Certamente isso não acontece porque conscientemente desejam ter a vida que não pretendem, de todo. Talvez os momentos de dificuldade, de confusão, de falta de clareza nos seus próprios valores, de medos, de percepções de incapacidade, tenham feito chegar chegado onde provavelmente não gostariam de estar.

Por vezes a nossa história vai-se construindo sem traçarmos um rumo para onde pretendemos caminhar. Sem termos a noção do que queremos, do que gostamos, do que mexe connosco, do que valorizamos e do que queremos construir. Se não sabemos para onde estamos caminhando, como podemos saber se lá chegamos?

“Todos nós queremos o progresso, mas se você está na estrada errada, progresso significa fazer uma reviravolta e caminhar de volta para o caminho certo e, nesse caso, o homem que se volta mais rápido é o mais progressista.” – CS Lewis

De acordo com a mensagem da frase anterior, uma estratégia capacitadora, é perceber se não está satisfeito com a sua história de vida, e fazer de outra forma. Perceba o que pode mudar no seu dia a dia que esteja mais de acordo com os seus valores, com os seus objetivos e sonhos. Perceba se tem as habilidades, capacidades e conhecimento necessário para suportar os seus objetivos. Se tiver ótimo, siga nesse sentido. Se não tem, ótimo na mesma, pode agora ir ao encontro do que julga ser preciso para reunir condições para aumentar a probabilidade de ter sucesso face ao que quer. Aprofundei este assunto no artigo: Mude a sua história, se está insatisfeito faça algo de diferente.

Coloque os seus desejos, sonhos e objetivos alinhados com os seus valores, e com tudo isso em mente coloque-os à prova. Perceba se existe chão para caminhar, se é razoável. De repente aquilo que julgava ser muito valorativo, pode não ser assim tão emocionante  ou tão exequível como à primeira vista pensou. Se assim for, redefina as suas ideias acerca do que pretende realizar, mas sempre com os seus valores em mente. Os Valores colocam-no sempre em cenários nos quais se irá rever e encontrar significado. Ao invés, se na análise a que se propõe encontra realmente lógica, se percebe em si força necessária para se propor à mudança, siga em frente, a sua vida está a caminhar para o máximo proveito.

IDENTIFIQUE OS SEUS VALORE PESSOAIS

O exercício que se segue  permite identificar os seus valores e crenças pessoais, e avaliar se eles estão alinhados com os seus objetivos e sonhos. Para obter o benefício a partir deste exercício, não avance até ao final. Leia o primeiro passo e execute-o antes de continuar a ler o próximo passo.

Lista de valores pessoais:

1. Escreva uma lista com os dez valores mais importantes você no omento presente de acordo com os seus objetivos de vida. Escreva os valores que vêm à sua mente quando você pensa sobre o que pretende alcançar e o que o faz mover nesse sentido.

2. Em seguida posicione esses valores na ordem da sua importância de acordo com seus objetivos atuais. Do mais importante para o menos importante.

3. Depois pense em algumas pessoas que você admira muito pelos exemplos e conquistas de vida, (exemplo: família, professor, treinador, Oprah, Anthony Robbins, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá). Escolha uma dessas pessoas que você admira, e pense sobre o que elas conseguiram nas suas vidas, que valores elas seguiram, e quem beneficiou.

4. Ao pensar numa das pessoas que admira, considere o que elas tiveram que fazer para conseguir o que elas têm ou realizaram. Liste os dez valores que você imagina terem sido importante para essa pessoa, a fim de ter conseguido tudo o que você admira.

5. Agora pense sobre como seria a vida dos seus sonhos. Que tipo de pessoa você seria, o que estaria fazendo, de que forma você  estaria vivendo de acordo com a sua visão?

6. Por fim, liste os dez valores que você acha que seriam importante para conseguir realizar a sua visão de vida futura. Enumere  esses valores por ordem de importância. Reflita sobre esses valores pessoais que julga serem necessários como orientadores para a realização dos seus sonhos. Compare as diferenças dos valores listados no passo 1. Isto dá-lhe uma grande clareza de  pensamento a respeito do que você necessita trazer para a sua vida para melhorar o alinhamento entre os seus desejos internos, suas ações e resultados, e os valores que tem ou que necessita trabalhar ou mudar.


Texto resumo bibliográfico do livro:  SEJA UM VENCEDOR



segunda-feira, 29 de abril de 2013

1ª Assembléia do SINDACS - PE 2013

Em Recife
          Nesta segunda- feira (29) no estacionamento da Prefeitura do Recife, mais de quinhentos trabalhadores ( ACS e ACE) filiados, participaram da assembléia geral convocada pelo SINDACS-PE, para cobrar da NOVA gestão as pendências de 2012 e aprovar a pauta da campanha salarial de 2013.
                 A presidente do SINDACS-PE, Sra. Maria do Carmo, inicia a assembléia agradecendo a categoria pelo comparecimento mesmo em baixo de muita chuva " Isso mostra que a base acredita no seu sindicato, como foi mostrado tambem nas mobilizações nas unidades de saúde e PAs " . Foi dito pela presidente que a gestão atual estava a mais de dois meses com o ofício das nossas pendências e ainda não tinham dado um retorno.

Pauta de pendências 2012

    PCCV ( reenquadramento)
    Protetor solar
    EPI
    curso tecnico dos ACE e para os ACS de 2008 e novatos
    crachás
    convocação dos concursados
   O outro ponto da assembléia era a aprovação da pauta de 2013 da campanha salarial, onde apos a leitura da proposta do sindacato a categoria aprovou por unaminidade. segue a pauta aprovada na assembléia:
  
   Equiparação do salário base com o incentivo do Ministério da Saúde no valor de R$ 950,00 para os ACS e ACE.
   Incorporação de R$ 200,00 da produtividade no salário base para os ACS e ACE.
   Garantia de mobilidade na area dos distritos sanitários dos ACS
   Enquadramento dos ACS como técnico no PCCV




              Uma comissão foi formada para ir até o gabinete do Secretário de Saúde, na ocasião foi tirado dois representantes da base para compor essa comissão, com isso o SINDACS-PE mostra que não tem nemhuma forma de pactuação com a gestão.
             A comissão foi atentida pelo Secretário de Saúde e o Secretário Adjunto do governo, na reunião ficou pactuado que no dia 13/05 a secretaria iria dar respostas sobre as pendências de 2012 e também se colocou que o mais preve possivél iria se possicionar sobre a campanha de 2013.


             A campanha salarial de 2013 iniciou e vai até  o dia 30/05, por isso precisamos está mobilizados para, se for preciso a categoria junto com o sindciato tomar posicionamento. 
            "Cuidado com pessoas que vão para assembléia tentar prejudicar a categoria com falsas acusações e mentiras, não podemos adimitir que a nossa assembléia seja palanque para uma menoria que é oposição ao sindicato. Vamos juntos a vitória". ( diz Wellinton Carvalho )
Fonte: SINDACS - PE



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial

26 DE ABRIL

Imagem: USP.
       
            Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. Para lembrar a data e alertar a população dos perigos da pressão alta, o Blog da Saúde explica como prevenir e controlar a doença crônica não transmissível que atinge, em média, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes no Brasil.
         Pressão alta é um mal silencioso. A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico e ele, muitas vezes, só é feito quando há complicações. A melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. Ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.
         A coordenadora-geral de Áreas Técnicas do Ministério da Saúde, Patrícia Sampaio, explica que a doença não tem uma causa única: “Ela tem fatores específicos que podem levar à hipertensão. O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para a pessoa desenvolver a hipertensão arterial. A ingestão excessiva de sal e o sedentarismo também. E apesar de não ser uma doença genética, se é mais comum na família a pessoa sofre um risco aumentado de ter pressão alta”.
        Antônio Arles, 32 anos, descobriu que era hipertenso aos 18 anos quando foi servir ao exército. Durante a realização dos exames necessários para o alistamento, foi diagnosticada a doença crônica. A hipertensão de Antônio é hereditária porque os pais dele também são hipertensos. Ele conta como faz para controlar a doença: “Aqui em casa nós sempre usamos pouco sal, mas diminuímos mais ainda quando eu descobri que era hipertenso também. Faço dieta restritiva de sódio, e não é só diminuindo o sal de cozinha. Diminuo nos produtos industrializados também. Existem refrigerantes, sucos industrializados e coisas que você nem imagina que tenha sódio”.
         Antônio não teve a oportunidade de evitar a doença, pois ela se manifestou de maneira hereditária. Entretanto, a hipertensão surge, geralmente, a partir de um estilo de vida não saudável. Para prevenir e controlar a pressão alta é importante que a pessoa pratique atividades físicas regularmente; mantenha o peso ideal, evitando a obesidade; adote uma alimentação saudável diminuindo o sal e as frituras, e aumentando as frutas, legumes e verduras; reduza o consumo de álcool; não fume; evite o estresse. Lembrando que quem tem hipertensão não pode interromper o tratamento e quem não é hipertenso deve aferir a pressão pelo menos uma vez por ano.
            O Ministério da Saúde desenvolve o Programa Academia da Saúde, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde, para estimular a prática de atividades físicas pela população. A iniciativa prevê a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer. Atualmente, há mais de 2,8 mil polos habilitados para a construção das academias.
         Sódio – O sódio regula a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células. Quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos sobrecarregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão. Ciente disso, o Ministério da Saúde firmou um acordo com a indústria alimentícia que prevê a redução gradual do teor de sódio em 16 categorias de alimentos. A previsão é de que, até 2020, estejam fora das prateleiras mais de 20 mil toneladas de sódio.
          Se o consumo for reduzido para a recomendação diária da Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão deve ser reduzida para menos de 5g por pessoa diariamente. Estima-se que 1,5 milhão de brasileiros não precisariam de medicação para hipertensão e a expectativa de vida seria aumentada em até quatro anos.

Confira o Guia alimentar  publicado pelo Ministério da Saúde para auxiliar a população na manutenção de hábitos saudáveis.


PMAQ - 2013/2014

Equipes bem avaliadas no PMAQ
terão mais R$ 90 mil.



                O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta sexta-feira (26) do Encontro com os Novos Prefeitos e Prefeitas, no Palácio Guanabara, na capital do Rio de Janeiro, estado que terá a disponibilização de recursos adicionais para a atenção básica. O recurso previsto é de R$ 90 milhões no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Todos os 92 municípios do estado aderiram ao segundo ciclo do programa e estão aptos a receber os valores adicionais para ampliar e qualificar a atenção à saúde.
          “O PMAQ é um programa que contribui com a melhoria da qualidade e da assistência nos municípios, além de ser uma forma de avaliar os serviços existentes”, destacou o ministro. “O Ministério da Saúde tem investido cada vez mais na Atenção Básica para ampliar o acesso da população aos serviços públicos de saúde”, completou Padilha.
              No país inteiro, 5.213 municípios (o equivalente a 93,6%) aderiram ao PMAQ para o período 2013/2014. Ao todo, está previsto o investimento de R$ 1,7 bilhão pelo programa. Os recursos podem beneficiar até 38.390 Equipes de Atenção Básica (EAB), 27.159 Equipes de Saúde Bucal (ESB), 3.802 Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) e 1.276 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
             Já no estado do Rio de Janeiro, os recursos adicionais podem chegar até 2.027 Equipes de Atenção Básica, 909 Equipes de Saúde Bucal, 100 NASFs e 63 CEOs. A partir da adesão ao PMAQ, as equipes passam a receber 20% do recurso total designado a cada equipe participante. Após a avaliação externa, as equipes poderão perder o incentivo, mantê-lo ou ampliar para 60% ou 100%, de acordo com o desempenho.
               Este ano, o PMAQ foi ampliado para todas as equipes de Atenção Básica (incluindo as equipes de Saúde da Família, equipes de atenção básica organizadas em outras modalidades e equipes de Saúde Bucal) dos municípios. Além disso, o programa incluiu os Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que antes não faziam parte do programa.
           O que é o Programa - O PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado em 2011, contemplou 4 mil municípios em seu primeiro ciclo (2011/2012). Um total de 17,5 mil equipes de Atenção Básica foram avaliadas e 16.938 equipes foram certificadas em mais de 70% dos municípios brasileiros habilitados a receber incentivos PMAQ, naquele período.
           O programa está organizado em quatro fases complementares, que funcionam como um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica: Adesão e Contratualização, Desenvolvimento, Avaliação Externa e Pactuação.
            As equipes de Atenção Básica que recebem conceito muito acima da média na avaliação externa recebem adicional de R$ 8,5 mil por mês; conceito acima da média recebe um adicional de R$ 5,1 mil; e conceito mediano ou abaixo da média, recebe um adicional de R$ 1,7 mil. As equipes que não cumprem os requisitos mínimos – conceito insatisfatório – perderão recurso se não se adequarem aos requisitos mínimos de qualidade.
          Ao todo, em 2012, o Ministério da Saúde investiu R$ 12,5 bilhões para custear o trabalho das equipes de Atenção Básica. Em 2013, estão previstos R$ 16,1 bilhões; destes, R$ 800 milhões devem ser destinados ao Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Neyfla Garcia / Agência Saúde


quinta-feira, 25 de abril de 2013

PRORROGADA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

ATÉ O DIA 10 DE MAIO



           O Ministério da Saúde prorroga a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 10 de maio. Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
         Até as 18 horas desta quarta-feira (24) foram imunizadas 14,9 milhões de  pessoas, ou seja, 47,6% da meta do Ministério da Saúde de imunizar 31,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, incluindo os doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. A meta da campanha, que começou dia 15 de abril, é vacinar 80% do público-alvo.
        O Ministério da Saúde recomenda aos municípios e estados que não atingiram a cobertura adequada que intensifiquem as ações para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinação aos sábados. “Isso é importante para que a população possa ter acesso e chegar ao inverno protegida”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que alertou, ainda, para que as pessoas não deixem para a última hora.
       A região Sul conseguiu a maior adesão da população. Excluindo as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade, foram vacinados quase 3 milhões de pessoas, representando 60,46% de cobertura da região Sul. Em sequência, a região Centro-Oeste conseguiu vacinar 876.967 pessoas, ou 40,01% do público-alvo. A região Sudeste, por sua vez, vacinou 4,9 milhões de pessoas, o que representa 35,3% do total. Na região Norte foram imunizadas mais de 919 mil pessoas, correspondente a 38,53% do total. A região Nordeste já imunizou 37,79% do público-alvo, ou seja, mais de 3,2 milhões de pessoas.
       PREVENÇÃO-  O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
    Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. O secretário do Ministério da Saúde explica ainda que é aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), para diminuir a chance de disseminação e evitar aglomerações e ambientes fechados.


Agência Saúde


quarta-feira, 24 de abril de 2013

ATENÇÃO MAMÃES E PAPAIS

Crianças de 6 meses a 2 anos devem ser vacinadas
para evitar agravos da gripe


       A influenza é uma doença infecciosa transmitida de pessoa para pessoa através de secreções da fala, do espirro e da tosse. Qualquer indivíduo pode ser infectado pela gripe e o agravo da doença pode evoluir para uma pneumonia, principalmente nas crianças de até um ano. Por isso, as crianças que têm de seis meses a dois anos de idade fazem parte do público-alvo da campanha contra a gripe, do Ministério da Saúde, e devem ser vacinadas até dia 26/04.
       Estudos mostram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global, como enfatiza o ministro da Saúde, Alexandre Padilha: “A vacina é segura e é a principal arma para a gente reduzir as complicações, casos graves e óbitos da gripe”. Geralmente, os sintomas da gripe aparecem repentinamente, um a sete dias após a pessoa ser infectada. Febre, dor no corpo, tosse seca, dor de cabeça e coriza são alguns dos sinais. Analgésicos e antitérmicos ajudam a amenizar a febre e a dor, mas não combatem o vírus.
        Crianças – A vacinação nas crianças também é realizada através de injeção e não por meio de gotinha. Se ela for tomar a vacina pela primeira vez receberá duas doses da imunização, com intervalo de 30 dias entre elas. Se não for a primeira vez, irá tomar somente uma dose. Vale lembrar que pode haver reações da aplicação, como febre e dor local. Se a febre passar dos 38ºC recomenda-se o uso de antitérmico.
        Para evitar o agravamento de alguma doença pela gripe, faça como as mães Amanda Moreiro e Cibele Negromonte, moradoras do Distrito Federal, que já levaram as filhas para serem imunizadas em um dos 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Veja no vídeo o que motivou as mães a tomarem essa atitude.
       Grupo prioritário – Além das crianças de seis meses a dois anos, o público-alvo é formado por pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoa privadas de liberdade, profissionais de saúde e doentes crônicos.
    A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS, e é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.


Camilla Terra / Blog da Saúde




FENAAC - UM NOVO TEMPO




        Companheiros e companheira de todo Brasil, Nesta sexta-feira, 19/04, A FENAAC - Federação Nacional dos Agentes de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, Agentes cuidadores de Idosos, Agentes de Proteção Social e Agentes de Promoção Ambiental do Brasil, Fez o ato de posse da diretoria em São Paulo-SP.
       O ato de posse foi feito no auditório da assembleia legislativa do estado, Onde contou com a presença dos membros da diretoria que são do Paraná, Minas Gerias, Alagoas, Rio Grande do Sul e São Paulo entre eles departamento jurídico da entidade, Várias lideranças nacionais, Deputada estadual, Assessor de senador, Representantes de várias centrais sindicais e membros de nossa categoria.
        O evento contou com as palavras de apoio a entidade dos convidados que formaram a mesa e os diretores firmaram o compromisso de luta por nossa categoria nacionalmente e que esta chegando para somar força em prol da categoria.


BIO ACS TEM ASSENTO E VOZ NO EVENTO DA FENAAC.

        É verdade companheiros e companheira de todo Brasil, Fui cobrir o evento lógico e representar  nossa categoria em todo Brasil e na esperança que a entidade venha agregar força., Pois tive grande surpresa quando fui convidado para fazer parte da mesa e me deram o direito a voz.  
         Em minha fala pedir para entidade ser firme e forte para defende a minha pessoa e as mais de 300 mil companheiros e companheiras membros de nossa categoria em todo Brasil e nosso familiares, Perdi que a entidade viesse para somar e não para dividir nossa categoria e que nos deixassem bem informados que somos carentes de informações em todo País.
     Para uma surpressa ainda maior fui convidado para fazer parte da assessoria de comunicação da entidade, Companheiros(as), Aceitei com toda certeza, Eu que falo tanto que somos carentes de informações, Não poderia deixa passar uma oportunidade desta,  Sei que tenho ainda mais um compromisso com a categoria e mostrar em prática o que falo, Ainda mais com a confiança e firmeza que a entidade me passou em seu nascimento.
Eu, BIO ACS (PE.) e Companheiro Vicente Izidro (SP.) Estamos responsáveis pela Assessoria de Comunicação do FENNAC.
        Tenho certeza que eu e companheiro Vicente iremos fazer o máximo possível, Para comunicar com maior transparência e rapidez a categoria em todo Brasil, Toda e qualquer atividade da FENAAC, em prol da categoria em qualquer lugar do País.
       Sabemos que estamos iniciando, Mas nada como muita humildade, Responsabilidade, Ética, Criatividade e trabalho, AGUARDEM.




terça-feira, 23 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARTE 1

O TRABALHO EM EQUIPE
REDUZ CUSTOS E ESFORÇO
PARA SUA EXECUÇÃO
E FINALIZAÇÃO
CHEGANDO SEMPRE AO SUCESSO
                                                                                                          ( Marcos Felix, ACS Recife-PE )





segunda-feira, 22 de abril de 2013

SAÚDE DO HOMEM

Coordenador da saúde do homem analisa
mitos e verdades sobre a cirurgia de próstata


            Muitos homens, após 50 anos, temem a realização do exame de próstata, em função de vários mitos criados a cerca do tema. Um deles é a tão temida cirurgia de próstata, que muitos erroneamente associam à impotência sexual. Felizmente, isso não é inteiramente verdade.

       As cirurgias variam de acordo com o problema e nem sempre estão associadas ao câncer. A hiperplasia benigna, por exemplo, é caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata, não tendo nenhuma relação com essa tão temida doença. Os sintomas mais comuns são a urgência na necessidade de urinar, dor e a sensação de não esvaziamento da bexiga. Casos mais avançados podem levar a retenção, incontinência urinária e problemas renais.

        A grande responsável pelos mitos que envolvem a cirurgia da próstata é a prostatectomia radical. Muitos homens associam a cirurgia à impotência, porque ela remove completamente a próstata, as vesículas seminais e as extremidades do canal. A prostatectomia radical é minimamente invasiva, aumenta a sobrevida e é considerada a principal forma de cura para tumores de próstata nas fases iniciais. Apesar dos mitos criados, as técnicas disponíveis atualmente reduziram muito as taxas de impotência.

        Para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia de próstata, o médico e coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo S. Chakora, responde aos Mitos e Verdades.

       Todo homem precisa fazer o toque retal? Verdade. O toque retal é necessário porque é o melhor exame. “Estes exames podem diagnosticar doenças benignas ou malignas da próstata. As razões que levam os homens a terem receio de se submeter ao exame vão desde as questões culturais até o medo de realmente descobrir uma doença. Mas, quando recebem explicações mais detalhadas sobre o toque retal, os homens que consultam o urologista vencem facilmente qualquer constrangimento e não se incomodam mais em serem examinados”, explica.

          O toque retal dói? Mito. O desconforto é maior quando o paciente não está relaxado. “A sensação de dor é afetada por problemas psicológicos. Normalmente, o paciente que sente medo do exame refere mais dor. Porém, a maioria dos homens, depois de devidamente esclarecidos sobre o exame pelo seu médico, fica tranquilo. O toque retal é muito mais simples do que parece e, mesmo na presença do câncer, não dói”, ressalta.

        Se o exame de PSA der normal, isso significa que não tenho câncer? Mito. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida na próstata para ser eliminada junto com o sêmen. Tem a finalidade de ajudar o espermatozoide no processo de fecundação. “O médico que utilizar somente o PSA para o diagnóstico identificará entre 70 a 90% dos problemas. Aquele que se valer do toque retal, 80 a 95%. Para garantir a segurança no exame preventivo, a melhor opção é a realização do PSA e do toque retal em conjunto”, enumera.

        Se o PSA for aperfeiçoado, ele poderá substituir o toque retal? Mito. “Inicialmente, acreditava-se que o PSA fosse uma enzima exclusiva da próstata, mas hoje é sabido que ela é produzida por outras glândulas como as periuretrais e as pancreáticas. É pouco provável que ele venha a substituir o toque retal, embora ainda seja um indicador interessante e simples de obter por exame de sangue”, diz.

        Mesmo sem indício de câncer, é preciso continuar fazendo os exames de toque anualmente? Verdade. “Este exame deve fazer parte da rotina anual de todos os homens acima de 50 anos de idade. Para aqueles que têm um ou mais parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata devem começar aos 40 anos. Em paralelo, é preciso fazer o Antígeno Prostático Específico (PSA), que costuma elevar-se em homens com câncer de próstata e outras doenças prostáticas. Os dois exames precisam ser feitos conjuntamente”, orienta.

      O câncer de próstata faz parte do envelhecimento do homem? Verdade. “Mais do que qualquer outro tipo, ele é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida”, explica o médico.

     É preciso fazer uma biópsia para confirmar o câncer de próstata? Verdade. “O único método seguro para confirmar o diagnóstico de câncer é a biópsia. Para isto, uma amostra do tecido prostático é retirada, comumente por punção da próstata, através de uma agulha inserida diretamente na glândula”, finaliza.


Fonte: Érica Santos / Comunicação Interna do Ministério da Saúde





DIA INTERNACIONAL DA MÃE TERRA

Entenda como surgiu a data e seu significado.

                                                        Foto: The Grosby Group


        O Dia da Terra 2013 - ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.
       "O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
         Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.
        A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após este ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.
      No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos.
     O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. "Foi uma aposta", lembra o senador, "mas funcionou."

Com informações da Earth Day Network.



sexta-feira, 19 de abril de 2013

TODO DIA...... ERA DIA DE ÍNDIO

O POVO INDÍGENA
SUA HISTÓRIA
SUA VIDA ATUAL
EM 19 DE ABRIL


         Pesquisas arqueológicas em São Raimundo Nonato, organizadas pela arqueóloga Niède Guidon no interior do Piauí, registram indícios da presença humana datados como anteriores a 10 000 anos atrás. A maioria dos pesquisadores acredita que o povoamento da América do Sul deu-se a partir de 20 mil a.C.10 Indícios arqueológicos no Brasil apontam para a presença humana em achados datados de 16000 a.C., de 14200 a.C. e de 12770 a.C. em Lagoa Santa (MG), Rio Claro (SP) e Ibicuí (RS).10 Em Lapa Vermelha, (Minas Gerais), foi encontrado um verdadeiro cemitério com ossos datados em 12 000 anos, o primeiro dos quais encontrado por Annette Laming-Emperaire na década de 1970 e que foi "batizado" de Luzia e que parecia mais aparentada com os aborígines da Austrália ou com negrito das Ilhas Andaman.

           Todos os seres humanos são descendentes dos mesmos antepassados que habitaram a África milênios atrás. A espécie humana surgiu na África, há cerca de 130 000 anos. Por milhares de anos, a África foi o único lugar do mundo onde havia seres humanos. As primeiras pessoas só saíram do Continente Africano há cerca de 50 000 anos e, a partir de então, passaram a se espalhar pelo resto do mundo. Os humanos caminharam, durante milhares de anos, rumo ao norte, até saírem da África e atingirem a região que hoje conhecemos como o Oriente Médio. Por centenas de anos, esse grupo de pessoas viveu no Oriente Médio até que, em algum momento da história, parte desse grupo de pessoas tomou rumos diferentes: alguns seguiram para o oeste, atingindo a Europa e dando origem aos europeus, enquanto que outra parcela rumou para o leste, atingindo a Ásia, dando origem aos asiáticos. Os índios das Américas são descendentes desse grupo que seguiu para o leste e que povoou a Ásia. Durante a Idade do Gelo, a Ásia era uma região gelada, o que propiciava a formação de grande cobertura de gelo sobre as quais as pessoas podiam caminhar. Naquela época, uma imensa cobertura de gelo existia interligando a Ásia e a América do Norte, no Estreito de Bering. Os seres humanos, ao continuarem migrando rumo ao leste, chegaram àquela região e atravessaram as geleiras, atingindo o que hoje é o estado americano do Alasca. Com o fim da Idade do Gelo, aquela grande cobertura de gelo derreteu e abriu-se o oceano que separa hoje o Continente Asiático do Americano, impedindo novas migrações e separando definitivamente a população que ficou na Ásia da que migrou para a América. Como não havia outra alternativa, essas pessoas continuaram migrando, ao longo de milhares de anos, rumo ao sul, saindo da América do Norte e povoando a América Central e a América do Sul.
      O Brasil, ao ser formado pela migração de índios, africanos e europeus, tornou-se um ponto de "reencontro" dessas pessoas que, apesar de terem a mesma origem ancestral, ficaram separadas durante milênios devido às migrações para diferentes partes do mundo. Esses milênios de separação criaram diferenças culturais, linguísticas e fenótipas, em decorrência da adaptação de cada grupo a meios ambientais completamente diferentes. Apesar dessas diferenças serem muitas vezes interpretadas como formadoras de "raças" humanas diferentes, do ponto de vista genético o conceito de raça é infundado.



quarta-feira, 17 de abril de 2013

O IODO NO SAL NOSSO DE CADA DIA

Quantidade de iodo do sal
será alterada no Brasil


        A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, em reunião nesta terça-feira (16/4), a adoção de novos valores para a adição de iodo no sal para consumo humano no Brasil. A faixa de variação do iodo no sal vai variar de 15mg/kg a 45 mg/kg; atualmente a faixa é de 20 a 60 mg/kg.

        A medida foi tomada a partir de pesquisas que revelam que a população brasileira tem uma taxa de iodo maior do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os novos valores também seguem a orientação do Ministério da Saúde, que tem acompanhado o perfil de consumo de sal no Brasil.

        A adição do iodo no sal foi adotada na década de 50 do século passado como estratégia de redução do Bócio, doença provocada pela deficiência do iodo no organismo. No entanto, a quantidade de adição do nutriente tem sido revista ao longo dos anos em virtude das mudanças no padrão de alimentação dos brasileiros, pois o excesso deste nutriente também traz danos à saúde.

      De acordo com a gerente-geral de Alimentos da Anvisa, Denise Resende, as empresas terão 90 dias para se adequar, a partir da publicação da norma no Diário Oficial da União (DOU). “Não deve haver dificuldades neste sentido, já que atualmente 93% das amostras coletadas no mercado já estão dentro da nova faixa definida”, explicou Denise.

Fonte: Imprensa/Anvisa


segunda-feira, 15 de abril de 2013

INFLUENZA ( H1N1 )

COMEÇOU A CAMPANHA - 2013
CONTRA A GRIPE H1N1
EM TODO O BRASIL


O QUE É ESTA GRIPE?
        É uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera – de abril a setembro no hemisfério sul. Também é responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, além de poder levar à pneumonia, hospitalização e morte. As epidemias de gripe normalmente tem seu pico em duas semanas e duram 2 a 3 meses.
Existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C infecta só humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e não causa epidemias.
De uma maneira geral, o vírus influenza ocorre de maneira epidêmica uma vez por ano. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica, imunidade enfraquecida e idosos têm uma tendência a infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais.
Os sintomas da gripe são mais graves do que os do resfriado.
O vírus Influenza tem uma "capa" (revestimento) que se modifica constantemente. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agressões deste microorganismo, ficando também difícil desenvolver vacinas para proteção contra a infecção causada por ele.
Por isso, a gripe é um dos maiores problemas de saúde pública.

Leia Mais:
 GRIPE - ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?221#ixzz2QemlglQA

(c) Copyright 2001-2013 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

CURSOS PARA O SERVIDOR PÚBLICO

CURSOS ONLINE-SUS


(PNEPS)
Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
É CRIADA A PLATAFORMA AROUCA

A Plataforma Arouca é o Sistema de Informação dos Profissionais de Saúde do Brasil.
Na Plataforma o profissional poderá:
visualizar as oportunidades educacionais mais próximas da sua cidade e do seu local de trabalho, obter mais informações sobre os procedimentos para conseguir uma vaga e manifestar para o Ministério da Saúde seu interesse nesses cursos.
O trabalhador também terá acesso a um histórico de suas atividades profissionais e educacionais, podendo comprovar sua experiência por meio de um currículo integrado. Esse histórico será alimentado automaticamente pelos empregadores e pelas instituições educacionais, e o trabalhador poderá retificar essas informações ou agregar outras atividades que considerar importantes. 




CONHEÇA O SITE SUS RECIFE

CURSOS E PÓS-GRADUAÇÕES.
A NOVA MANEIRA
DE PROMOÇÃO
À SAÚDE EM RECIFE.