O que é acantose nigricans?
A acantose nigricans é uma doença rara da pele, caracterizada por hiperqueratose (excesso de queratina) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas, que dão um aspecto verrugoso ). É frequentemente associada à obesidade e endocrinopatias, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, acromegalia, doeça do ovário policístico, diabetes insulino-resistente, síndrome metabólica, e Síndrome de Cushing.
Embora possa ocorrer em qualquer local da superfície corpórea, a área mais atingida é a região posterior do pescoço, seguida pelas axilas, face lateral do pescoço, superfícies flexoras dos membros, região periumbilical, inframamária, mucosa oral ou mesmo, em casos raros, planta dos pés e palma das mãos.
As principais causas são as endocrinopatias: a obesidade é o distúrbio mais comum, freqüentemente associado ao hiperinsulinismo, ao diabetes mellitus e à resistência à insulina.
Alguns casos são congênitos. Outros podem ter sido induzidos devido ao uso de drogas, como corticoesteróides e anticoncepcionais orais. As acantoses malignas, por outro lado, são geralmente provocadas devido a tumores no trato gastrintestinal. Quando há proliferação de células da epiderme em direção à derme, diz-se ser uma acantose.
COMO SE DESCOBRE A DOENÇA (DIAGNÓSTICO)
Os sinais da acantose nigricans são bastante evidentes. Em muitos casos eles geram incômodos sociais, já que podem estar em áreas bem expostas, como o rosto ou pescoço. As lesões progridem de forma lenta. Muitas vezes só se nota estas quando já estão bem escuras e espessas. Diante dos sinais a pessoa deve procurar imediatamente um médico.
Acantose_Nigricante No consultório uma cuidadosa análise clínica será feita, assim como algumas dúvidas serão tiradas com relação ao histórico familiar e com relação aos hábitos alimentares. Ao analisar a aparência das lesões, a coloração, a espessura e a extensão, por exemplo, o profissional já tende a suspeitar de um caso de acantose nigricans. Como as lesões são, geralmente, os únicos sintomas da doença, são nelas que o médico concentrará sua atenção.
Pacientes obesos ou portadores de alguma patologia endócrina fazem parte do grupo de risco para a acantose nigricans. O médico levará isto em conta no seu diagnóstico. Quando este for confirmado deve-se dar início imediato ao tratamento, para que novas lesões não surjam e para que as mesmas sejam amenizadas. O tratamento pode envolver sessões de laser e aplicação das pomadas, entretanto, não existem medidas específicas para acantose.
SINTOMAS
As lesões surgem de forma progressiva e gradual. Aos poucos certas áreas do corpo começam a ficar mais e mais escuras. Tanto nos homens quanto nas mulheres elas possuem a mesma aparência. Em pessoas obesas possuem lugares em comum, entretanto, na grande maioria os locais mais acometidos são as dobras e as pregas como as axilas, a virilha e o pescoço. Não são doloridas e somente em algumas pessoas costumam provocar coceiras. As acantoses malignas podem vir acompanhadas de sintomas mais fortes, já que geralmente estão associadas a tumores.
Os sinais mais evidentes de acantose nigricans são, portanto, áreas escuras e grossas em regiões de dobras e pregas. Podem ou não causar coceira. Diante destes indícios não deixe de buscar por ajuda. Apesar de não trazerem muitos transtornos algumas acantoses podem ser malignas ou ser sintomas de outras doenças preocupantes.
PREVENÇÃO
Certas acantoses possuem origem congênita, nestes casos não há muito o que se fazer. Basicamente, é importante consultar com frequência um médico especialista para que a saúde de sua pele esteja sempre monitorada. Casos na família também devem servir como um fator preocupante. Existindo parentes com tal disfunção realize exames de rotina e cuide do seu corpo. A obesidade, por exemplo, é uma das principais condições que leva a pessoa a desenvolver acantose nigricans. Portanto, mantenha hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos. O sedentarismo é algo que deve ser evitado por todos.acantose-nigricans
Alguns medicamentos, como hormônios de crescimento e pílulas anticoncepcionais, também podem acabar provocando estas lesões na pele. Fique atento a este fato e diante de qualquer evidência converse com um profissional.
TRATAMENTO
Não há atualmente um método de tratamento único para acantose nigricans. Alguns remédios são utilizados com o intuito de prevenir alterações na pele e amenizar as já existentes. E é nisto que o tratamento acaba se baseando.
Sessões de laser e de dermoabrasão estão provocando resultados favoráveis em muitas pessoas e são algumas das alternativas mais recorridas. Estes procedimentos ajudam a amenizar os danos e a deixar a superfície acometida menos espessa. As áreas escuras e grossas da pele deixam muitos pacientes com vergonha de sair à rua ou de usar pouca roupa. Um acompanhamento psicológico pode ser considerado para ajudá-los a levar uma vida melhor. Grupos de apoio também são uma boa alternativa.
MAS...ATENÇÃO.
São conhecidos quatro tipos de acantose nigricans
Síndrome de Miescher: forma benigna e hereditária;
Síndrome de Gougerot Carteaud: forma benigna e possivelmente hereditária, mas que surge em mulheres jovens;
Pseudo-acantose nigricans: forma juvenil e benigna associada a alterações endocrinológicas;
Acantose maligna: manifestações paraneoplásicas do adulto associada freqüentemente com tumores do trato gastrointestinal ou genitourinário, como linfomas e melanomas.
A acantose nigricans evolui de forma lenta e resulta em escurecimento progressivo das áreas afetadas e as lesões não são acompanhadas de outro sintoma. Normalmente, acomete axilas, virilhas e pescoço, mas, em certos casos, pode afetar lábios, palmas das mãos, plantas dos pés, entre outras áreas.
Não existe um tratamento específico para esta doença. O correto é tratar a causa da acantose nigricans. No entanto, quando a causa não é encontrada, existem produtos de uso tópico derivados dos retinóides que são uma opção para a melhora do aspecto das lesões, sendo que devem ser prescritos pelo médico de acordo com cada caso. Em certos casos, medicações orais também podem ser prescritas, como a tretinoína (como por exemplo, Retin-A), entre outras. Tratamentos dermatológicos como a dermoabrasão o laser terapia pode ajudar a suavizar a espessura de determinadas áreas afetadas.
Diante dos sinais é imprescindível buscar por ajuda. Somente um profissional poderá avaliar cada situação e decidir se é ou não grave. Nunca realize auto-medicações. O uso incorreto de fármacos pode piorar um estado ou ainda mascarar doenças mais graves. Portanto, consulte sempre um profissional para saber qual é a melhor abordagem. Existem no mercado alguns cremes e pomadas com vitamina A que ajudam a deixar a pele mais brilhante e esconder um pouco as lesões. Pergunte sobre esta opção para o médico. Tire com ele as dúvidas e converse sobre as incertezas, sua saúde depende disto.
Acantose Nigricans é visto em homens e mulheres. É mais comum em quem está acima do peso, têm a pele mais escura e tem condições de diabetes ou pré-diabetes.
A frequência de Acantose Nigricante varia entre grupos étnicos e aparece em:
1% dos Caucasianos
6% dos Latinos
13 por cento dos Americanos africanos
34 por cento dos Americanos Nativos
Todos os grupos étnicos são igualmente em risco de Acantose Nigricans, quando o índice de massa corporal (IMC) é bem acima do normal.
EM OUTRAS PALAVRAS
Com o uso demasiado de insulina em sua corrente sanguínea, frequentemente pode ocorrer a Acantose Nigricans, pois quando você come, seu corpo converte carboidratos em moléculas de açúcar, como a glicose. Algumas destas glicoses são usadas para energia enquanto o resto é armazenado. Para usar a glicose para energia, a insulina também deve ser usada. A insulina permite que a glicose entrar as células.
Pessoas obesas tendem a desenvolver resistência à insulina ao longo do tempo. Embora o pâncreas produz insulina, o corpo não pode usá-la corretamente. Isso cria um acúmulo de glicose no sangue, que pode resultar em altos níveis de glicose e insulina na corrente sanguínea.
Excesso de insulina faz com que as células normais parem de reproduzir em uma taxa rápida. Para aqueles com pele escura, estas novas células têm mais melanina. Este aumento de melanina produz um remendo da pele que é mais escura que a pele em torno dela. Assim, a presença de Acantose Nigricans é uma forte indicação de diabetes futura. Se esta é realmente a causa, é relativamente fácil de corrigir com controle adequado de dieta, exercício e açúcar no sangue.
Medicamentos
Acantose Nigricans também pode ser desencadeada por certos medicamentos como pílulas anticoncepcionais, hormônios de crescimento humanos, medicamentos da tireóide e até mesmo alguns suplementos de musculação. Todos esses medicamentos podem causar alterações nos níveis de insulina. Medicamentos usados para aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia também têm sido associados a Acantose Nigricans. Na maioria dos casos, a condição desaparece quando os medicamentos são interrompidos.
Outras causas potenciais
Em casos raros, Acantose nigricante pode ser causada por:
câncer no estômago (adenocarcinoma gástrico)
distúrbios da glândula adrenal como a Doença de Addison
distúrbios da glândula pituitária
níveis baixos de hormônios da tireóide
altas doses de vitamina B3
Manter um estilo de vida saudável pode prevenir geralmente Acantose Nigricans. Perder peso, controlar sua dieta e, talvez ajustar quaisquer medicamentos que contribuem para a condição são etapas cruciais de tudo. Escolhas de estilo de vida mais saudável também irá reduzir o seu risco para muitos outros tipos de doenças além da Acantose Nigricans.
FONTES PARA PESQUISAS:
Fotos:Arq.Felixfilmes
Eu tenho 14 anos , não sou obesa, muito pelo contrario,e sou super saudável. Minha alimentação é bem variada ( Eu sou vegetaria ) e nenhum outro dos parentes tem algo assim. Exceto eu.
ResponderExcluirTenho nas costa da mão, nas duas mão porém, em lugares diferentes e eu não sei o que fazer '-'
Será que teria uma explicação para isso ???
primeiro coloque fotos das areas afetadas por estas manchas...envie pelo seu e-mail ....para o seguinte e-mail:
ResponderExcluir<< marcosfelixacsrecife@gmail.com, >> obs não poste fotos suas que a identifique. voce é de menor.
obrigadooooo.
Não sou diabética e nem obesa mais tenho umas manchas escuras e espessas no pescoço e na barriga, seria a mesma coisa citada acima ?
ResponderExcluirbem Bianca a materia explica no geral procure o dermatologista que lhe dará mais detalhes na sua situaçao. ok?? e obrigadooo por acompanhar nosso blog.
ExcluirAtenciosamente,
Marcos Felix - agente de saúde Recife-PE ( Administrador deste blog )
Então é possível reduzir apenas com exercícios e alimentação correta (perda de peso)?
ResponderExcluirEspero que dê certo! Obrigado!
Olá as vezes aparecem umas manchas cinzas pelos dedos das mãos, o que eu devo fazer ?
ResponderExcluirPessoal sobre qualquer novidade em seu corpo vocês devem antes de tudo procura o clinico geral e dai em diante ele vai lhes orientar pra outra especialidade....as materias neste blog é pra informação básica que dar uma ideia de que pode ser possível o tratamento mas com o médico.
ResponderExcluirEu tenho acantose do tipo Síndrome de Gougerot Carteaud, desde os 13 anos, hj tenho 19, no início tinha muita vergonha, mas aprendi a aceitar... A acantose não tem cura, mas tem tratamento, no início eu usei uma pomada manipulada, e diariamente eu uso sabonete neutro e creme de pele Milk da Nivea, assim minha pele fica bem hidratada, diminui a aspereza e a coloração das manchas. Minhas manchas são nas axilas, pescoço, abaixo dos seios e nas costas. Para quem tem esse problema recomendo procurar um dermatologista, beijos ��
ResponderExcluirA pareceu manchas escuras nos meus dedos e eu não sei oque é
ResponderExcluirManchas escuras em qualquer parte do corpo apos os 10 anos de idade deve-se procurar o dermatologista porque nesta idade começa a alteração dos hormônios pra o incio da puberdade mas pode ser sintoma de alguma doença. entao muito cuidado ...e tambem pode está relacionado com a mudança de hábitos alimentares. mas deve ir ao dermatologista que é o especialista em nossa pele.
ExcluirApareceu no meu dedão do pé. Achava que era queimado do sol, mas lendo o texto, deve ser por caisa da tireoidite de Hashimoto. Ainda não desenvolvi hipo e nem hiper, mas fico "passeando" entre as duas.
ResponderExcluirMas independente de manchas simples ou especiais sempre é melhor visitar o dermatologista.
ExcluirEu tenho 16 anos, e tenho isso nas axilas, coça bastante, as vezes até sangrar. Minha mãe não sabe mas o que usar. Alguém poderia me indicar algo que possa ajudar?
ResponderExcluirbom dia, vejam só esta mensagem servirá pra todos ok>>> a regra é uma só então Manchas escuras em qualquer parte do corpo apos os 10 anos de idade deve-se procurar o dermatologista porque nesta idade começa a alteração dos hormônios pra o incio da puberdade mas pode ser sintoma de alguma doença. entao muito cuidado ...e tambem pode está relacionado com a mudança de hábitos alimentares. mas deve ir ao dermatologista que é o especialista em nossa pele.
ResponderExcluir