No Dia Mundial do Rim, entidades da área de saúde
promovem hoje (13) campanhas de esclarecimento
sobre formas de prevenção de doenças renais.
Foto-Marcelo Camargo/Agência Brasil
Membros da Associação dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) e outras entidades estão no gramado da Câmara dos Deputados para esclarecer a população. Além disso, um grande rim inflável ajuda a explicar como o órgão funciona.
Compreendendo a Doença Renal
A maioria das pessoas nasce com dois rins, cada um do tamanho de um punho fechado. Eles estão localizados dos dois lados da coluna, logo acima do cóccix. Cada rim pesa apenas 113 gramas, mas tem um papel importantíssimo e crítico na sua saúde. Quando o funcionamento do seu rim começa a falhar, você precisa ser encaminhado e tratado por um especialista em rim. Seus rins são órgãos vitais. Pense neles como os limpadores de seu corpo: filtram os resíduos, toxinas e fluidos excedentes do sangue. Este, por sua vez, flui para seus rins através das artérias renais e sai pelas veias renais. Renal é o termo médico que significa “relacionado com os rins”. Todo dia, os rins produzem em torno de 1 a 2 litros de urina, que contém resíduos e fluidos excedentes. A urina sai dos rins através de tubos chamados ureteres e é mantida na bexiga. Depois, deixa a bexiga através de outro tubo, chamado de uretra, quando você urina. Isso é chamado de sistema urinário.
Sintomas da Insuficiência Renal
Em alguns pacientes os rins tornam-se comprometidos e são incapazes de desempenhar suas funções normais. Você pode estar com o rim comprometido e nem perceber. Por isso a doença renal é frequentemente chamada de doença silenciosa. Apenas quando o rim está gravemente comprometido é que você vai se sentir doente. Na maioria dos pacientes as doenças renais afetam ambos os rins. Quando sua função renal está abaixo de 15% a 20% você pode começar a sentir sintomas como sensação de cansaço ou fraqueza ou perda de apetite. Então você precisará de algum tipo de tratamento para substituir algumas das funções de um rim saudável. Monitorar sua função renal é muito importante para saber qual é a velocidade do desenvolvimento de sua doença. Você e seu médico (nefrologista) serão capazes de dizer como sua condição está se desenvolvendo ao monitorar os seguintes exames:
Creatinina sérica – Um exame de sangue que mede a quantidade de creatinina, um resíduo encontrado no sangue. Um nível mais alto no sangue significa que os rins estão removendo menos resíduos do corpo.
Taxa de filtração glomerular – Uma medida da função renal calculada com a coleta de urina. Isso determina como seus rins estão filtrando os resíduos. Um número mais baixo significa que sua função renal está piorando. A taxa de filtração glomerular também pode ser estimada por equações que usam creatinina sérica, idade, raça, sexo e peso corporal. As equações mais comuns são a fórmula de Cockroft-Gault e a fórmula de Modificação da Dieta na Doença Renal (MDRD, na sigla em inglês).
Os resultados desses exames ajudarão seu médico a decidir que medidas adotar para manter você o mais saudável possível.
CONHEÇA MAIS SOBRE AS DOENÇAS RENAIS.
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:
Fonte: DAB-MINISTÉRIO DA SAÚDE
Fotos:Arq.Felixfilmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário