domingo, 10 de abril de 2016

ANTECIPADA A VACINAÇÃO H1 N1 - 2016 EM 7 ESTADOS NO BRASIL

Cidades de 7 estados e do DF adiantaram a campanha.
Campanha nacional está marcada para ocorrer entre 30/4 e 20/5.


        A campanha nacional de vacinação contra gripe está marcada pra começar em 30 de abril, mas ao menos 7 estados e o Distrito Federal decidiram antecipar a aplicação das doses.
     Com a chegada da temporada de gripe antes do esperado, o Ministério da Saúde liberou estados e municípios para iniciarem a campanha assim que receberem os lotes de vacina. O H1N1 já matou 71 pessoas até 26 de março, segundo o governo.
Com o aumento de mortes em relação a 2015, quando foram registradas 36 mortes durante o ano todo, também cresceu a procura pela vacina entre a população.
       A vacinação contra influenza no SUS é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.
Veja os locais que adiantaram a campanha:
Em Maceió, a vacinação contra gripe vai começar no dia 25 de abril. Os demais municípios de Alagoas terão a vacinação liberada à medida que os lotes de vacina forem entregues.
Em Macapá, a vacinação já comelou nesta sexta-feira (8). A capital confirmou a primeira morte por H1N1 de 2016 nesta terça-feira (5).
No Distrito Federal, a vacinação contra gripe vai começar no dia 25 de abril apenas para gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos. Os demais grupos prioritários serão imunizados somente durante a campanha nacional, a partir de 30 de abril.
Em Goiás, a vacinação começa nesta terça-feira (12) em parte do estado, incluindo Goiânia, Região Metropolitana e Anápolis. Nos demais municípios, a imunização começa no dia 18 de abril. O estado já registrou cinco mortes por H1N1 este ano.
Em todo o estado do Rio Grande do Sul, a vacinação contra gripe vai começar no dia 25 de abril. O estado já confirmou duas mortes por H1N1 em Porto Alegre este ano.
Em Roraima, a vacinação será antecipada para 18 de abril tanto na capital quanto no interior do estado.
Santa Catarina também começará a vacinar contra gripe no dia 25 de abril.
Na Grande São Paulo, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 5 anos poderão se vacinar a partir desta segunda-feira (11). Para profissionais da saúde, a vacinação já estava aberta desde o dia 4 de abril. Já mulheres que acabaram de ter bebês, pacientes com doenças crônicas e demais grupos serão vacinados a partir do dia 18 de abril.

Foto/TV Tem

A gripe veio mais cedo: o que fazer? Como se prevenir? Veja aqui 3 dicas importantes:

1. A vacina da gripe. A Anvisa já determinou, no final do ano passado, como deve ser a composição da nova vacina da gripe para este ano de 2016. A quadrivalente deve conter vírus equivalentes ao Influenza A (H1N1- chamada também de suína), ao Influenza A ( H3N2) e contra 2 vírus Influenza B. A trivalente terá só um tipo de Influenza B. Estas vacinas devem estar nas redes públicas e privadas a partir de abril. Fiquem ligados. Crianças a partir de 6 meses de idade já podem receber esta vacina. Na rede pública podem se vacinar gratuitamente crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes ou quem deu à luz nos últimos 45 dias, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (cardíacas, renais, neurológicas, respiratórias, hepáticas, diabéticos, obesos, imunossuprimidos e transplantados) povos indígenas, profissionais de saúde e do sistema prisional e pessoas institucionalizadas. 

2. Ventilem os ambientes em que vocês estiverem. Pode parecer simples, um pouco óbvio, mas isso é muito importante e muitos esquecem de abrir as janelas. Os vírus da gripe são adquiridos pelo ar. Por isso é importante ventilar o ambiente. Nesta época em que o Aedes voa livremente todos optam por fechar as janelas de casa, do trabalho e do transporte. Em casa e no trabalho o melhor é telar as janelas. O ar entra e sai e o Aedes fica do lado de fora. Em carros e ônibus em movimento, o Aedes não consegue entrar. Ventilem. Tomem vento. Melhor do que respirar os vírus da Influenza.

3. Lavem as mãos com frequência mais que triplicada. Os vírus da gripe podem também ser transmitidos por secreções que ficam nas mãos das pessoas. Por isso, lavem as mãos depois de tossir ou espirrar, usem lenços de papel descartáveis e evitem tocar as próprias mucosas do nariz, boca ou olhos depois de cumprimentar pessoas gripadas. Se estiver ao alcance, utilizem álcool gel com frequência.

Prevenir é sempre melhor do que ter que tratar depois.



























Redação e Imagens: Divisão de Comunicação deste blog.










Nenhum comentário:

Postar um comentário