EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PARA
FORTALECER O SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
OBJETIVO DO PROJETO
Contribuir para aprimorar a atuação dos profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias ( AVS, ASP, entre outros) em relação às práticas educativas, de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-metodológico a Educação Popular em Saúde.
Como objetivo específico, a realização do Curso Introdutório de Educação Popular em Saúde, com 53 horas e duração de um mês, para de 24.000 ACS/ACE, organizados em 3 Turmas de 8.000 estudantes cada.
No Programa será utilizado o conceito ALUNO-EQUIPE, ou seja, para dar conta da multiplicidade de olhares necessários à de compreensão e à intervenção nas questões relativas ao processo de trabalho na saúde. Neste sentido, cada equipe será formada por um conjunto de ACS/ACE, entre 4 a 6 profissionais, preferencialmente de uma mesma Unidade de Saúde, podendo pertencer a diversas Equipes de Saúde da Família.
Em sua primeira fase abrangerá, preferencialmente as Capitais e Regiões Metropolitanas dos estados do Ceará, Piauí, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
O Programa envolverá, aproximadamente, 500 Atores Estratégicos, com os seguintes perfis:
24 Orientadores de Aprendizagem: Coordenação pedagógica do processo, articulação dos atores locais. Trabalham direto (acompanham) com o mediador auxiliam o monitoramento do processo. Relação: 01 Orientador Pedagógico acompanha 10 Mediadores. Função: Estabelecer e manter articulado os grupos de mediadores e educadores populares de cada estado.
120 Educadores Populares: Experiência em redes e espaços de participação e diálogo com movimentos populares. Pessoas identificadas nas localidades por sua articulação com movimentos e práticas populares de cuidado. . Relação: 01 Educador Popular para 02 Mediadores. Função: Acompanhará os estudantes nos momentos presenciais. Articula teoria com aspectos do cotidiano do ACS/AVS. Apoia a formulação de estratégias, o diálogo e a construção de ações, participará do momento de identificação do problema, desenvolver ações (oficinas) de trocas de saberes , promover vivências de práticas populares de cuidado e de reconhecimento dos espaços e saberes comunitários pelos ACS/AVS Não necessariamente será pessoa com formação em nível superior.
240 Mediadores: São pessoas com experiência em processos de formação, acompanhamento de grupos e compreensão do campo da Educação Popular em Saúde, Educação à Distância e Metodologias Participativas e Diálogo com movimentos sociais/populares. Relação: 01 Mediador acompanha até 08 Equipes de 05 Alunos cada, totalizando 40 alunos organizados em equipes. Função: Apoiará o processo de identificação do problema, estimulará a utilização do material disponibilizado. Vínculo direto entre o Curso e o Estudante. Acompanhar e orientar estudantes nas atividades de Conexão e Presenciais.
COMITÊ GESTOR
Com a responsabilidade da condução política do programa foi criado o Comitê Gestor, que tem como atribuição manter a unidade do projeto e construir viabilidade e sustentabilidade para sua execução foi constituído um Comitê Gestor, composto por:
APOIADORES NACIONAL SGEP
Além do Comitê foi concebida uma estrutura descentralizada, composta por profissionais de referência para o tema da Educação Popular organizando uma Rede de Apoiadores Nacionais.
Este conjunto de reúne atores sociais ligados aos Movimentos Sociais, às Universidades e aos Coletivos de Educadores Populares e tem como objetivo apoiar os demais núcleos em seus afazeres.
OS APOIADORES:
RAY LIMA VERA DANTAS PAULETTE CAVALCANTE
APOIADOR NACIONAL CE APOIADORA NACIONAL CE APOIADORA NACIONAL PE
Médica sanitarista,
professora da Universidade
de Pernambuco e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco.
Trabalha com os agentes
comunitários de saúde.
Atua na formação
dos residentes em saúde.
JOSÉ IVO PEDROSA - APOIADOR NACIONAL PI
Médico, Doutor em Saúde Coletiva. Professor da Universidade Federal do Piauí. Sujeito, pesquisador, ator e aprendiz de educação popular em saúde.
GERT WIMMER RENATA PEKELMAN - VANDERLÉIA PULGA
APOIADOR NACIONAL RJ APOIADORA NACIONAL RS APOIADORA NACIONAL RS
Dentista Especialista em Odontologia em
Saúde Coletiva- UnB, Especialista em Saúde
da Família- Residência multi-profissional
ENSP Fiocruz e Educador Popular
VERA JOANA BORNSTEIN - APOIADORA NACIONAL RJ
Graduada em Serviço Social pela UFRJ, mestrado em Administração em Saúde na Universidade Nacional Autônoma de Nicarágua e doutorado em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz: orientador Eduardo Stotz, título da tese: O agente comunitário de saúde na mediação de saberes. Principais temas trabalhados: educação popular em saúde, saúde coletiva, saúde da família e gestão dos serviços de atenção
Nenhum comentário:
Postar um comentário