terça-feira, 11 de outubro de 2016

DIA DAS CRIANÇAS


      Está chegando o dia das crianças e preparamos uma página especial para a família se divertir nesse dia.
      Sabemos que os pais modernos não têm tempo para se dedicar aos filhos, deixando de participar de suas vidas de forma mais ativa, produtiva e prazerosa.

     Em nossa página apresentamos algumas sugestões de como passar um dia agradável, descontraído, no qual as crianças sintam-se valorizadas e amadas, recebendo atenção, dedicação e paciência, contando ainda com muita disposição de seus pais.
Família envolvida em momento de diversão


      Trazemos ideias de programações divertidas, oficinas artesanais, jogos e brincadeiras, culinária para crianças, desenhos para pintar e liga ponto. Além disso, fazemos uma abordagem político-social, numa mostra dos principais pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente, explicando qual o seu significado e importância diante do mundo atual. Sugerimos ainda um resgate da cultura familiar, propondo um levantamento de brincadeiras antigas, aquelas da época dos nossos avós. E nos lembramos de dar sugestões de presentes e dos cuidados para que os pequenos não se machuquem.

    Desejamos a todas as famílias um dia de muita confraternização, com o intuito de oportunizar momentos de intensa harmonia e prazer.
Feliz dia das crianças!


     Lembrar do dia da criança já é sinônimo de presente. Isso segundo a promoção realizada pela Estrela, junto com a Johnson & Johnson, em 1960, a fim de superar suas metas de vendas e tentar fazer da data um referencial no Brasil, como já era em outros países do mundo.

      É importante que nesta data os presentes sejam dados de acordo com o gosto e o interesse da criança, bem como a sua idade. 
       Os pais podem sondar quais os desejos dos filhos, observá-los diante de comerciais de TV, sentindo por quais deles a criança manifesta grande interesse, ou mesmo através de uma boa conversa.

     Assim, damos aqui algumas dicas de presentes que podem ir ou não de encontro ao que procuram, mas alguns de grande qualidade e que auxiliam na educação e desenvolvimento dos pequenos

Crianças brincando livremente

- Quebra-cabeça: Nesses jogos a criança vai ter contato com pequenas peças de encaixe, que estimulam muito a atenção e a concentração. É um ótimo brinquedo para as crianças mais agitadas que, a princípio, poderão precisar da ajuda de um adulto para montá-los.

- Carrinhos diversos: com eles as crianças brincam livremente, porém levam para o imaginário atitudes que percebem nos pais, como respeitar as leis de trânsito ou não.

- Bonecas diversas: brincar de boneca é uma atividade que remete a criança para o mundo imaginário, onde essa faz referências ao seu mundo real. Adoram montar as casinhas, com o uso de outros utensílios domésticos, a fim de imitar atitudes que presenciam em seu cotidiano, sendo das mães ou babás.

- Jogos diversos: os jogos são ótimos, pois servem de momento de integração para a família, uma vez que a criança não irá brincar sozinha.

- Jogos de construção: também são excelentes para estimular a atenção e a concentração, bem como a criatividade dos pequenos que, se acompanhados dos pais, passam horas sentados e envolvidos com os mesmos.

- Bicicleta: esse presente só é interessante se a criança tiver meios para utilizá-lo. Se a família morar em um apartamento, será necessário que alguém leve a mesma para passear e, assim, é necessário que decidam antes se haverá essa possibilidade.

- Patins e Skate: são recomendados para crianças maiores, devido às destrezas motoras que exigem para serem usados. Os pais devem estar de comum acordo, pois estes presentes podem ocasionar acidentes mais graves.

- Brinquedos educativos: como o próprio nome já diz, esses brinquedos têm uma função mais direcionada. Porém é preciso ver se há interesse da criança pelos mesmos, pois se perceberem a intenção educativa dos pais poderão achá-los chatos.

- Brinquedos de play ground: estes são adequados para quem mora em casa ou que tenham uma varanda grande no apartamento. É importante que os pais olhem a adequação dos mesmos à idade de seus filhos.

OFICINA DE CONSTRUÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS

Uma boa sugestão para o dia das crianças é a família confeccionar jogos e brinquedos juntos, utilizando materiais descartáveis e reciclados, como garrafas pet, caixas de papelão, bolas de meia etc.

Além de ser um ótimo momento de integração da família, torna-se um momento de prazer e de muita criatividade. 
Trouxemos algumas dicas e idéias que poderão ser aproveitadas.

- vai-e-vem: para esse brinquedo você vai precisar do bico de duas garrafas pet de 2 litros. Depois, usando somente a parte do bico, encaixe uma na outra. Decore como quiser. Pegue duas cordas de nylon, aquelas usadas para varal, e passe-as dentro das garrafas, de um bico para o outro. Nas pontas amarre tocos de madeira, que podem ser cortados de cabos de vassoura.


-cineminha: usando uma caixa de papelão, enfeite-a como se fosse uma televisão e faça uma janela onde irá rodar o filme. Coloque uma vareta encaixada na parte de cima (de um lado a outro) e outra vareta na parte de baixo. Prepare o filme emendando folhas de papel sulfite, monte o filme com desenhos e figuras recortadas de revistas. Quando a história estiver pronta é só colocá-la enrolada na vareta de baixo e ir enrolando-a para cima, de forma que as pessoas que assistem possam visualizá-la. Uma pessoa passa o filme e outra faz a narração do mesmo.


- ioiô ou bate volta: corte o fundo de duas garrafas pet de 600 ml, deixando-os com 3cm de altura. Pegue um papel colorido e embrulhe um tanto de areia, fazendo um pacotinho que caiba dentro das duas partes juntas. Emende-as colando com fita adesiva e enfeite como quiser. Amarre o anel do refrigerante na ponta de um pedaço de lastex (elástico bem fininho) e a outra ponta amarre na bola, passando mais fita crepe por cima. Coloque o anel no dedo de faça movimentos descendo e subindo a bola que deve voltar e bater na mão para pegar mais embalo.


- gira-gira: em um pedaço de papelão risque um círculo com 10 cm de diâmetro. Enfeite-o pintando com tinta guache. Marque o centro do círculo e faça um furo na marca de 4 cm e outro na marca de 6 cm, ou seja, que fiquem ao lado do ponto central do círculo. Passe um barbante de 40 cm em cada um dos furos e amarre um anel de refrigerante em cada ponta, juntando os fios. Para girar o disco, segure um anel em cada mão, posicione o disco no meio do barbante e gire as mãos para frente, para enrolar o barbante. Depois vá puxando levemente os anéis para girar o disco.


- boliche: você vai precisar de 12 garrafas pet de 600ml. Pegue dez garrafas e enfeite-as como quiser. Usando as outras duas garrafas, monte uma bola, cortando os fundos das garrafas e emendando-os com fita crepe. Organize as garrafas no chão em forma de triângulo e marque a distância para arremessar a bola, fazendo uma linha no chão, usando fita crepe. É só arremessar e tentar derrubar as garrafas.


- pegue a bola: para esse brinquedo você vai precisar de duas garrafas pet de 2 litros. Corte a parte do bico, deixando mais um pedaço de uns 5cm, para que a bola pare lá dentro. Decore as partes como quiser. A bola pode ser feita com uma meia calça feminina (já usada e furada). Dispostos frente a frente, a uma distância de uns três metros, um jogador arremessa a bola e o outro deve pegá-la com a caçapa.


- móbile animado: usando E.V.A. de várias cores, recorte formas geométricas, flores, corações, etc, de aproximadamente 5cm de tamanho. Faça um furo na parte de cima e outro na parte de baixo de cada figura. Usando cinco fios de nylon, do tamanho que você quer o móbile, coloque-o em uma agulha e vá passando o mesmo, em movimento de costura, nos furos das figuras, deixando-os todos enfeitados. Depois é só colar no teto do seu quarto e curtir a beleza do mesmo.


- bilboquê: pegue um rolinho de papel higiênico e decore-o como quiser. Faça uma bolinha de jornal, amarre-a com um barbante de uns 60 cm de comprimento, cubra com fita crepe, pinte e deixe secar. Depois de seca, amarre a outra extremidade do barbante na borda do rolinho. Depois é só segurar o rolinho e jogar a bolinha para cima, tentando encaixá-la no buraco do mesmo.


CRIANÇAS FAZENDO O LANCHE !!


BISCOITO DE QUEIJO PARMESÃO RALADO
Ingredientes:
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 gramas de manteiga ou margarina

Modo de fazer:
Amasse bem todos os ingredientes até que virem uma massa homogênea. Enrole a massa fazendo tiras compridas, na espessura de um dedo e corte em pedaços de aproximadamente 3 centímetros. Asse em forno quente até dourar. Rendimento aproximado de 50 biscoitinhos.


GELATINA COLORIDA
Ingredientes:
2 cx de gelatina de morango
1 cx de gelatina de limão
1 cx de gelatina de uva
1 cx de gelatina de abacaxi
1 lata de leite condensado

Modo de fazer:
Logo pela manhã prepare as 4 caixas de gelatina, uma de cada cor, conforme as instruções do fabricante, colocando-as para endurecer, separadamente, em assadeiras de bolo, para que fiquem bem finas. Depois de umas duas horas prepare a outra caixa de gelatina de morango e coloque em uma tigela comum. Quando as gelatinas finas estiverem endurecidas, corte-as em pequenos cubinhos e misture-as. Pegue a outra gelatina de morango, que ainda estará no processo de endurecimento, e bata no liquidificador com a lata de leite condensado. Depois despeje sobre os cubinhos coloridos e deixe gelar até endurecer. Essa receita rende muito pois são usadas 5 caixas de gelatina.


PALHINHA ITALIANA
Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria ou maizena
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
Açúcar para polvilhar


Modo de Preparo:
Pique as bolachas com mais ou menos 2 centímetros, e reserve.
Coloque em uma panela a manteiga, o chocolate em pó e o leite condensado. Misture tudo e deixe engrossar até fazer o brigadeiro. Quando estiver no ponto, ainda com o fogo acesso despeje as bolachas e misture bem.
Desligue o fogo, e despeje tudo em um refratário (vidro) e espere esfriar.
Corte em quadradinhos de 3cm e passe no açúcar. Rendimento 20 pedaços.



CUIDADOS COM ACIDENTES

       Através da brincadeira a criança amplia suas relações sociais, aumenta o seu potencial criativo e imaginativo, pois quando brinca, exercita várias capacidades cerebrais como a fala, a coordenação motora, concentração, etc.

      Remete para o brincar situações vividas na realidade, sejam elas saudáveis ou problemáticas e, aos poucos, vai aprendendo a superá-las e administrá-las em sua vida cotidiana.

       Porém, durante o brincar, a criança também se fecha num momento de concentração onde não percebe as coisas ao seu redor, podendo acontecer acidentes. Dependendo da idade, é importante que os pais fiquem atentos, pois a noção de perigo aparece na medida em que a criança vai vivenciando determinadas situações ou quando já passou por quedas, pancadas, arranhões, etc.

       É bom lembrar que os pais são os maiores responsáveis por seus filhos e que para uma criança exercer seu direito de ir e vir, ter sua liberdade, depende dos mesmos.



















      Damos aqui algumas sugestões que podem ajudar, mas é bom lembrar que é normal que a criança se machuque, rale os joelhos, as palmas das mãos ou dê pequenas pancadas. Porém, os pais devem ficar atentos para que não aconteçam acidentes mais graves, que podem estragar os passeios e a alegria do dia das crianças.

- nos parques observe se a criança não está muito próxima de brinquedos como balanços ou gangorras, que podem acertá-la e causar ferimentos mais graves.

- não é adequado subir em trepa-trepa de chinelo, pois os pés podem escorregar e a criança cair de uma altura perigosa.

- caso a criança deixe entrar areia nos olhos, esses deverão ser lavados com água filtrada, em abundância, até aliviar o incômodo. Não deixe que a criança esfregue os olhos, pois tal ação pode machucar suas córneas.
Balanço adequado para cada idade

- não deixe que a criança salte do balanço em movimento, pois pode cair de mau jeito e causar fraturas.

- verifique se os brinquedos do parquinho são seguros e estão em perfeito estado de conservação.

- não solte pipas onde há fios de rede elétrica e não faça uso de cerol.

- ao realizar atividades de culinária com crianças, evite que as mesmas mexam com utensílios que possam causar ferimentos, como as facas, ou que cheguem próximo ao fogão e forno devido às altas temperaturas.

- tenha sempre cuidado com objetos de ponta, principalmente na área dos olhos. Normalmente, os zoológicos são bem arborizados, algum galho pode bater na criança e machucá-la.

- em piscinas, observe a criança o tempo todo, pois ela pode se virar de costas, sem querer, e não conseguir ficar em pé novamente. Além disso, pode ter uma cãibra e não conseguir nadar, o que pode causar afogamento.
Diversão aos olhos dos pais

- caso façam passeios em hotéis fazenda, tenha cuidado para que as crianças não circulem atrás de animais como cavalos ou pôneis, pois estes poderão dar-lhes coices. Tenha cuidado com ovelhas, pois são aparentemente tranqüilas, mas quando chegamos perto podem dar cabeçadas que machucam. Não deixe que as crianças entrem em áreas como pastos e currais.

- em passeios por praias, fique atento para que os pequenos não se percam, mas tenha muito mais cuidado ao permitir que entrem na água, para que não sejam arrastados pelas ondas, o que pode causar esfolamento ou afogamento.

- ao fazerem um piquenique observe a limpeza do local e não corra o risco de encontrar pequenos bichinhos como aranhas, lacraias e formigas.

- ao andar de bicicleta, verifique o percurso a ser feito, se está em condições de uso, para que a criança não caia em buracos.



História do Dia das Crianças

      O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

       A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

        Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

       Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.


       Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.











Confira aqui o ECA Estatuto da Criança e Adolescente.











Fonte: BRASIL ESCOLA

















Redação e imagens: Divisão de Comunicação deste blog.









Nenhum comentário:

Postar um comentário