DE 1 A 7 DE AGOSTO
Foto:Arq.Felixfilmes
“Palavra não foi feita para dividir ninguém.
Palavra é uma ponte onde o amor vai e vem”.
- Luis Tavares
pediatra, poeta, neonatologista e canguruólogo.
Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM
A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.
Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.
O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:
• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.
A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.
O aleitamento materno faz um bem enorme ao bebê e à mamãe também. Previne muitas doenças e fornece vários nutrientes à criança. A mamãe que amamenta se sente mais segura, mais saudável. Além disso, a amamentação cria um forte vínculo afetivo para a mãe e o bebê, trazendo inúmeros benefícios psicológicos aos dois. E para tirar as dúvidas das mamães sobre a forma correta de fazê-la, o Manual da Mamãe entrevistou a enfermeira e especialista em gerenciamento em unidades básicas de saúde, saúde perinatal e consultora em aleitamento materno e cuidados com o bebê Dra. Soyama Brasileiro. Confira as informações com a especialista:
Perguntas frequentes
Quais são os benefícios do aleitamento materno para o bebê e mamãe?
Para o bebê, o aleitamento materno favorece a proteção contra infecções intestinais e respiratórias, diminuindo os riscos de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade; importante também para a dentição, desenvolvimento da fala e evita a respiração pela boca; ajuda a criança a se desenvolver física e emocionalmente; e aumenta o vínculo afetivo. Para a mamãe, diminui o sangramento após o parto, reduzindo os riscos de desenvolver anemia. Também previne câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto. E ela ainda perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez. Para a família, menos problemas em relação à saúde da criança.
as próximas perguntas:
Para amamentar, é preciso fazer o preparo das mamas durante a gestação?
O bebê tem que mamar logo que nasce?
Quais os cuidados que a mãe deve ter com as mamas após o nascimento do bebê?
Como saber se a pega e a sucção estão corretas?
Qual a posição ideal de mãe e bebê na hora da amamentação?
A mamãe deve alternar o seio na mesma mamada?
De quantas em quantas horas a mamãe deve amamentar?
O que fazer quando o bebê tem dificuldade para pegar o peito?
O que fazer se o leite está pouco?
O bebê não engorda. Será que o leite da mãe é fraco?
O que é indicado fazer em casos de rachaduras no mamilo?
Por quanto tempo a mãe deve amamentar? Por quê?
Ao voltar para o trabalho, como a mãe deve retirar o leite e conservá-lo?
as respostas estarão neste link-->> RESPOSTAS
OS PRÓXIMOS LINKS VÃO LHE AJUDAR A COMPRENDER MELHOR
PORQUE É TÃO IMPORTANTE AMAMENTAR.
CONFIRA
1º- SMAM - FIO CRUZ
2º- O ALEITAMENTO
3º- SMAM - 2013
4º- AMAMENTAR
6º- O QUE É WABA
7º- MAMA MIA
9º- SMAM - IBFAN
VAMOS PARTICIPAR DO MAMAÇO
CARTILHAS PARA BAIXAR
2º - KIT FAMÍLIA - UNICEF
VIDEO COMEMORATIVO DA CAMPANHA
FAÇA O SEU
Nenhum comentário:
Postar um comentário