segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CTACS - 2012 CAPACITOU CERCA DE 1400 ACS EM RECIFE

Secretaria de Saúde do Recife realiza entrega
de diploma aos aprovados em curso técnico


O curso foi concluído em 2012 e capacitou
cerca de 1400 Agentes Comunitários de Saúde

     A Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE, realiza a entrega dos diplomas dos concluintes aprovados no Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde – CTACS, no período de 16 de setembro a 08 de outubro de 2013. A entrega dos diplomas será realizada por Distrito Sanitário, de acordo com a distribuição das Turmas do Curso. Serão entregues 1.416 diplomas.

     O objetivo do curso foi formar Agentes Comunitários de Saúde da rede municipal para desenvolver competências sobre aspectos teórico-práticos relativos à atenção básica e suas interfaces de atuação. Proporcionando conhecimento reflexivo e crítico para atuação neste campo.


      O curso foi realizado em três etapas, a Etapa I foi realizada entre 2006 e 2007 com carga horária de 600 horas. Em 2011, a Secretaria de Saúde retomou o curso, contabilizando às 1.200 horas exigidas para a conclusão do curso, conforme diretrizes nacionais. Considerando que para obter o grau técnico os participantes teriam que participar das etapas seguintes.

     As Etapas II e III do Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde em Recife contaram com 600 horas de formação ao total. A Etapa II, de caráter instrumentalizador, foi dividida em três Eixos Formativos, totalizando 208 horas. Sendo a primeira: Estado, Sociedade e Políticas Públicas de Saúde; a segunda: Cuidado, Vulnerabilidade e Promoção da Saúde e a terceira: Gestão do Processo de Trabalho.Já a terceira etapa foi dividida em dois campos técnicos, Saúde Ambiental e Saúde das Populações. Contabilizando, assim, 352 horas.
:
      A formação foi concluída em setembro de 2012 com a realização da Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Formação Técnica em Agente Comunitário em Saúde do Recife. Foi um espaço para compartilhar as produções relativas aos trabalhos de intervenção realizados pelos ACS, nos seus respectivos territórios, como também de debater os desafios da atenção básica do município.

        Atenção – Os profissionais que não comparecem ao local no horário e datas divulgadas para entrega dos diplomas terão que dirigir-se à Escola de Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE a partir de 09 de outubro de 2013 para recebê-los, bem como os profissionais que estiverem com pendências de documentação. O cronograma encontra-se para consulta no portal do SUS.

Fotos: Arq.Felixfilmes


Nenhum comentário:

Postar um comentário