quarta-feira, 18 de setembro de 2013

P N I - Celebra 40 anos

O Programa Nacional de Imunizações (PNI),
do Ministério da Saúde, está completando 40 anos.


Secretario de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa,
participa de cerimônia de Comemoração dos 40 anos
do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
| Foto: Rondon Vellozo /MS

    Para celebrar este marco, o Ministério da Saúde promoveu nesta quarta-feira (18) cerimônia em que foi lembrada a sua trajetória e seus benefícios à população brasileira. Ao longo da sua história, o PNI se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo.
     Nestes 40 anos, o programa vem atuando na ampliação da prevenção, no combate ao controle e erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas à população. São oferecidos gratuitamente 42 tipos de imunobiológicos utilizados na prevenção e/ou tratamento de doenças, incluindo 25 vacinas. “A melhor forma de atenção à saúde que se pode oferecer a população é a prevenção. Por isso, o Ministério da Saúde entende que investir em vacinação é uma das medidas  mais efetivas de saúde pública”, destacou o secretario de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, durante a solenidade.
     Na ocasião, foi realizada a obliteração com o selo e carimbo comemorativos aos 40 anos do Programa. A obliteração é um ritual realizado nos lançamentos de selos personalizados, em que a autoridade sela e carimba um cartão, material que será conservado no Museu dos Correios. Foram produzidas 92 cartelas com 12 selos, três mil envelopes e seis carimbos. Os selos e envelopes serão utilizados para correspondências internas do Ministério da Saúde, incluindo correspondências da 13ª EXPOEPI – Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que acontecerá em outubro, em Brasília.


    Prevenção – Além da erradicação de doenças, o PNI vem controlando, por meio da vacinação, o tétano neonatal, formas graves da tuberculose, difteria, tétano acidental e coqueluche. O Ministério da Saúde realiza três campanhas fixas (contra poliomielite, de atualização da caderneta, influenza) por ano para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da vacina, especialmente aos grupos prioritários, entre esses as crianças. A coberturavacinal,nos últimos dez anos, foi de95%, na média, para a maioria das vacinas do calendário infantile emcampanhas.

    O esforço para imunizar a população está dando resultados. O Brasil alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009. Também foi registrada queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningococo, difteria, tétano neonatal, entre outras.

        Nos últimos três anos, o Ministério da Saúde introduziu seis novas vacinas no PNI. Em 2010, a vacina pneumocócica 10 valente e meningocócica C conjugada. Em 2012, com o objetivo de ampliar o uso das vacinas combinadas, incluiu a vacina penta (difteria, tétano, pertussis, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), assim como a vacina inativada poliomielite (VIP). Já neste ano, o PNI ampliou a oferta da vacina hepatite B, de 29 para 49 anos de idade. Recentemente, passou a oferecer a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, e é exclusiva para crianças com 15 meses de idade que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral. Para 2014, estão previstas a oferta de mais três vacinas no calendário nacional: HPV, hepatite A e vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) para gestantes.




Fonte: Aline Reis/ Agência Saúde

Fotos:Arq.Felixfilmes


Nenhum comentário:

Postar um comentário