domingo, 15 de setembro de 2013

MENINGITE - CASO DE EXTREMA URGÊNCIA

Apesar do Brasil ter reduzido o número de mortes em crianças nos últimos 20 anos, a meningite tem levado a morte de forma crescente as crianças em fase escolar devido a velocidade do contagio e a dificuldade de diagnóstico que se confunde com os de outras doenças comuns. Vejamos o porque.





O que é meningite?
      A meningite é uma infecção das meninges, que são o revestimento em torno do cérebro e da medula espinhal.
         A doença pode causar febre alta, dores de cabeça e rigidez do pescoço. Em crianças pequenas, porém, esses sintomas podem ser difíceis de detectar, e podem ocorrer sintomas como sonolência excessiva, irritabilidade, vômitos e recusa de alimentação.
        Os dois tipos mais comuns de meningite são a bacteriana e a viral:
        A meningite bacteriana pode causar risco de morte e é uma emergência médica
       A meningite viral raramente é fatal. Na maioria dos casos, o paciente se recupera em 7 a 10 dias
      Como os sintomas das meningites viral e bacteriana são bastante semelhantes, procure atendimento médico imediatamente se achar que você ou seu filho podem estar com meningite.
      O que são meningite meningocócica e meningococcemia?
     A meningite meningocócica e a meningococcemia são infecções raras, porém graves, causadas pela bactéria Neisseria meningitidis, também chamada meningococo. A meningite meningocócica é uma infecção das meninges (revestimento do cérebro e da medula espinhal), e a meningococcemia é uma infecção generalizada. Ambas infecções são consideradas emergências médicas.
     Além de causar doenças, o meningococo é encontrado (sem causar doença) no nariz e na garganta de 10% a 25% da população.2 Quem carrega a bactéria nessas regiões é chamado "portador assintomático". A maioria dos portadores não adoece, mas pode transmitir essa infecção potencialmente fatal a outras pessoas através de secreções respiratórias , da saliva expelida ao tossir e espirrar, ou outras formas de contato próximo.
     Quais os efeitos da meningite meningocócica e da meningococcemia?
    A meningite meningocócica e a meningococcemia são doenças que progridem rápido. Embora os primeiros sintomas pareçam com os de uma gripe, elas podem matar em 24 a 48 horas após as primeiras manifestações.
     A meningite meningocócica e a meningococcemia podem ser difíceis de identificar, e às vezes são diagnosticadas tarde demais. Mesmo com tratamento adequado, cerca de 1 em 10 pessoas com meningite meningocócica ou meningococcemia morre.4 E os pacientes que sobrevivem podem sofrer consequências graves, como por exemplo:
Perda de braços ou pernas
Perda de audição
Lesão cerebral

Quais os sintomas da meningite meningocócica e da meningococcemia?

      A meningite meningocócica e a meningococcemia muitas vezes não são diagnosticadas porque os primeiros sintomas se parecem com os de uma gripe, como dor de cabeça, febre e náusea. A doença pode progredir rapidamente, com sintomas como rigidez do pescoço, confusão, sensibilidade à luz e manchas na pele. Quando começam os sintomas, o tratamento médico deve ser iniciado assim que possível. Mesmo assim, a doença pode deixar sequelas persistentes ou causar a morte.


     Se achar que você ou seu filho estão com sintomas de meningite, procure atendimento médico imediatamente.
   Lembre-se que alguns ou todos os sintomas acima podem ou não estar presentes, e aparecer em qualquer ordem.
   


Qual a causa da meningite?

      A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro e da medula espinhal causada principalmente por vírus ou bactérias.
A meningite viral é mais comum porém menos grave. Quase todos os pacientes se recuperam sem sequelas em 7 a 10 dias.
Este site aborda principalmente as doenças causadas pelo meningococo, a bactéria responsável por doenças como meningite meningocócica e meningococcemia, que são muito agressivas e podem matar. Saiba mais sobre esta doença rara e potencialmente devastadora..
Meningite bacteriana
     A maioria dos casos de meningite bacteriana é causada por três tipos de bactéria:
Haemophilus influenza tipo b (Hib) — Até a década de 90, o Hib era a principal causa de meningite bacteriana, mas a vacinação anti-Hib praticamente acabou com a doença
Streptococcus pneumoniae, também chamado pneumococo. Com a introdução da vacina pneumocócica no calendário de vacinação do Brasil em 2010, espera-se que a incidência de doença pneumocócica causada pelos sorogrupos cobertos pela vacina caia progressivamente.
Neisseria meningitidis: também conhecida como meningococo, a Neisseria meningitidis continua sendo a principal causa de meningite bacteriana no Brasil
Tipos de meningococo.
O meningococo (Neisseria meningitidis) pode ser de 13 tipos (sorogrupos) diferentes. Quase todos os casos de meningite meningocócica e meningococcemia no mundo são causados por cinco sorogrupos: A, B, C, W-135 e Y.
Os sorogrupos que causam meningite e meningococcemia em uma determinada parte do mundo podem variar com o tempo, e pessoas que viajam de um lugar para outro podem transmitir a infecção sem saber.
No Brasil, a maioria das infecções por meningococo é causada pelo sorogrupo C , seguido pelo sorogrupo B depois o W-135 e Y.

A meningite meningocócica é uma doença contagiosa causada pela bactéria Neisseria meningitidis em que o revestimento do cérebro e da medula espinhal é infectado. A bactéria também causa meningococcemia (também chamada sepse meningocócica), que é uma infecção do sangue.


LEIA MAIS SOBRE MENINGITE:


REFERÊNCIAS:
Meningitis: meningitis questions & answers. Centers for Disease Control and Prevention Web site. http://www.cdc.gov/meningitis/about/faq.html. Accessed October 3, 2011.
Poland GA. Prevention of meningococcal disease: current use of polysaccharide and conjugate vaccines. Clin Infect Dis. 2010;50(suppl 2):S45-S53.
Pneumococcal disease: Q&A. Centers for Disease Control and Prevention Web site. http://www.cdc.gov/vaccines/vpd-vac/pneumo/dis-faqs.htm. Accessed October 3, 2011.
Granoff DM, Harrison LH, Borrow R. Meningococcal vaccines. In: Plotkin SA, Orenstein WA, Offit PA, eds. Vaccines. 5th ed. Philadelphia, PA: Saunders Elsevier; 2008:399-434.
http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/tabnet/dh?sinannet/meningite/bases/meninbrnet.def. Access on Nov 1st 2011.


Fotos:Arq.Felixfilmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário