sexta-feira, 16 de maio de 2014

O CUBO MÁGICO - UMA DAS BOAS FORMAS DE EVITAR O MAL DE ALZHEIMER

UMA DAS FORMAS DE EVITAR
O MAL DE ALZHEIMER


            Desafie a sua mente todos os dias. As pesquisas sugerem que a estimulação mental, falar duas línguas, viajar, puzzles ( O CUBO MÁGICO ), e aprender a tocar um instrumento são boas formas de combater a senilidade precoce e Alzheimer. Aprenda algo novo todos os dias, mesmo que seja um número de telefone ou uma palavra.
     O Cubo de Rubik é um brinquedo normalmente acessível, de baixo custo, confeccionado em plástico e com seis lados com cores diferentes. Após misturadas as peças, o objetivo do jogo é deixar novamente cada face do cubo com apenas uma cor.
Da sala de aula para o mundo


        Em 1974, Ernő Rubik era professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste, na Hungria. Naquele ano, ele decidiu criar um protótipo de cubo para ilustrar o conceito de terceira dimensão para os seus alunos do curso de arquitetura. Sua intenção era que a peça fosse perfeita para a demonstração.
          A primeira peça construída por Rubik era feita em madeira e teve cada um dos seus lados pintado pelo professor. Cores distintas foram utilizadas para que a pessoa, ao girar as faces do cubo, pudesse ter uma melhor visualização do movimento realizado.
Mesmo sem apoio, Rubik conseguiu que o Cubo Mágico começasse a ser produzido em 1978. O objeto, porém, não foi bem recebido nos meses iniciais e quase não obteve sucesso em seu primeiro ano. No entanto, passado o primeiro aniversário da invenção, o brinquedo caiu no gosto popular e era possível ver várias pessoas tentando resolver o desafio em locais públicos da Hungria.
        A explosão de popularidade do Cubo de Rubik só aconteceu a partir de 1980, quando o objeto passou a ser exportado aos milhões para o mundo todo. Para atender a demanda, o objeto passou a ser produzido em diferentes países, incluindo o Brasil.
Ainda em 1980, o Cubo Mágico, como era chamado pelo criador, teve o nome alterado para Cubo de Rubik pela Ideal Toys e ganhou ainda o título de jogo do ano no prêmio alemão Spiel des Jahres. Cinco anos mais tarde, os direitos autorais do brinquedo foram comprados pela Seven Towns, que o reintroduziu no mercado. Estimativas dão conta que um bilhão de unidades tenham sido vendidas em todo o mundo. Atualmente, a empresa e Ernő Rubik trabalham na criação de novos quebra-cabeças.
          O sucesso que o cubo teve desde o início dos anos 80 o transformou também em um ícone cultural, que apareceu em vários filmes como "Quero Ser John Malkovich" (1999), "O Espetacular Homem-Aranha" (2012), "Armageddon" (1998) e "Prometheus" (2012). Hoje há cubos de 4x4, para pessoas com problemas visuais; o conhecido como "mirror", composto por unidades de formas diferentes, que se unem em um cubo; entre muitas e complexas fórmulas inspiradas no brinquedo original.

               







Fotos: Arq.Felixfilmes




Nenhum comentário:

Postar um comentário